quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Hospital Gizelda Trigueiro discute ações para a Tuberculose no Estado

O Hospital Gizelda Trigueiro estará realizando  na próxima sexta feira(16), em parceria com o Programa Estadual de Tuberculose, um curso de capacitação para a referência da doença. Serão abordados temas como: manejo clínico da TB para atenção básica, as novas recomendações  do Ministério da Saúde, Tuberculose em situações especiais, gestão de medicamentos, fluxograma do atendimento e discussão de casos clínicos.

O curso vai ocorrer durante todo o dia, em salas de aula e terá como público alvo, profissionais das Secretarias Municipais de Saúde das cidades de Natal, Mossoró e Pau dos Ferros, como também os servidores do HGT.

Para a diretora da Unidade Hospitalar, Milena Martins, o hospital  vem contribuindo  no seu papel de referência para o estado em Doenças Infecciosas Toxicológica e Imunobiológicos Especiais.“ Esperamos contribuir para a descentralização das ações relacionadas ao atendimento da Tuberculose no Rio Grande do Norte”, falou a diretora.

TUBERCULOSE

 É uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente  tosse ou espirra. Os principais sintomas são tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, cansaço,emagrecimento, febre (noturna) e suor noturno. Em 1993, a OMS declarou a tuberculose como uma emergência global. É considerada um  importante problema de saúde pública no Brasil.

 Fonte: Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário