segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O BARATO PODE SAIR CARO

Atenção com os riscos por trás de brinquedos sem certificação

Na hora de comprar os presentes de Natal para as crianças, é importante ter alguns cuidados, levando-se em conta não apenas o preço dos brinquedos. O alerta foi feito pelo agente fiscalizador do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande (IPEM-RN) em Mossoró, Evilson Dantas Paiva. O fiscal, que durante toda a semana participou da operação "Papai Noel" para fiscalizar brinquedos e pisca-piscas, afirma que os produtos sem certificação podem oferecer riscos às crianças. 
"Os produtos certificados pelo Inmetro e adequados à idade especificada garantem uma maior segurança para os pequenos usuários", comenta.
Segundo Evilson Dantas, os produtos que mais apresentam irregularidades são os importados, que, devido ao baixo preço os quais são comercializados, atraem um grande número de consumidores.
Entre os principais problemas encontrados pelos produtos sem o selo de certificação está a má qualidade dos materiais utilizados na fabricação, como o uso de tintas tóxicas, que contêm metais pesados, como chumbo ou bário, e um plástico que quebra facilmente, podendo se tornar um objeto cortante. A maioria desses produtos vem por contrabando da China, por causa do preço baixo.
Outro risco é a presença de peças minúsculas, em brinquedos destinados para crianças pequenas, que podem provocar asfixia. 
Uma dica para a hora de fazer as compras de Natal é verificar a presença do selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Além disso, é importante verificar se as instruções de uso estão em português e se o brinquedo é adequado para a faixa etária da criança que será presenteada.

Mais de três mil produtos foram vistoriados
Durante toda a semana, agentes fiscalizadores do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM-RN) realizaram operação simultânea em Mossoró e Natal. A operação denominada "Papai Noel" fiscalizou brinquedos e luminárias natalinas, conhecidas como pisca-piscas. 
Dentro da operação, foram vistoriados 3.372 produtos, sendo 1.648 pisca-piscas e 1.724 brinquedos. 
A fiscalização realizada em 24 estabelecimentos comerciais do centro da cidade detectou irregularidades em 257 brinquedos sem o selo do Inmetro. Dos pisca-piscas vistoriados, apenas 25 foram recolhidos devido à presença de plugues fora do novo padrão exigido pelo Inmetro. 
Durante esta semana, também foi iniciada a operação que fiscalizará a pesagem dos produtos da ceia de Natal. Entre os panetones vistoriados, apenas uma marca apresentou peso abaixo do indicado na embalagem e teve amostra recolhida para novas análises. Esta operação seguirá até a véspera do Natal, com a visita de técnicos em supermercados conferindo o peso de aves, congelados, frutas secas, queijos e demais produtos presentes na ceia.

Fonte: DeFato.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário