quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CHUVA E ALAGAMENTO EM ÁREAS DE RISCO EM MOSSORÓ

Mais de 400 famílias em Mossoró vivem em áreas de risco de inundações durante período chuvoso

rio_mossoro_no_centroCom a aproximação do período chuvoso e a possibilidade do aumento das precipitações pluviométricas cresce a preocupação dos moradores com possíveis inundações. Os pontos mais afetados da cidade são o conjunto Redenção e as comunidades ribeirinhas, pois quando chove muito, como aconteceu nos anos de 2008 e 2009, os moradores dessas regiões são prejudicados. No total, mais de 400 famílias moram nesta que é considerada uma área de risco de inundações e estão apreensivos com a proximidade do período chuvoso.
Esta semana, 10 casas foram atingidas no conjunto Redenção pelas águas da chuva. No entanto, não foi só a força da natureza que influenciou na ocorrência do fato, os moradores também contribuíram, pois foi construído de forma irregular um açude, o que contribui para o não-escoamento da água.
Para prevenir casos como esses, a Defesa Civil vem realizando ao longo dos anos visitações nas áreas mais afetadas pelas chuvas, com o objetivo de se apurar os problemas mais rotineiros e descobrir medidas para saná-los.
Outras medidas estão sendo tomadas, como ressalta o secretário da Defesa Social, Osnildo Morais: "Estamos providenciando junto ao Corpo de Bombeiros um curso de aperfeiçoamento para a Defesa Civil, que será realizado com os servidores da secretaria, com o intuito de que estes aprendam a lidar com as diversas dificuldades que podem surgir durante o período chuvoso".
Uma outra ação que faz parte do Plano de Contingência é a limpeza, realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes (Sesutra), de bueiros e bocas de lobo espalhadas pela cidade.
O secretário alerta ainda que aqueles que sofrerem transtornos ocasionados pelas chuvas podem acionar a Defesa Civil através do número 199. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. Em períodos nos quais a demanda for maior, o serviço funciona durante 24h.
A Defesa Civil de Mossoró vai realizar no dia 1º de fevereiro uma reunião com o coordenador estadual da Defesa Civil, Josenildo Acioli Bento, juntamente com 10 municípios da região para discutirem sobre o plano de contingência de cada município. A reunião ocorrerá às 9h, no auditório da sede do Corpo de Bombeiros local.
Fonte: Redação do Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário