domingo, 22 de janeiro de 2012

CHUVAS ACIMA DA MÉDIA

Probabilidade de chuvas acima da média aumenta possibilidade de enchentes na cidade


rua_alagada

Com o início do período chuvoso, cresce a preocupação de que as precipitações possam provocar enchentes em Mossoró e na região. De acordo com o chefe do setor de climatologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professor José Espínola, a possibilidade de chover acima da média na cidade é de 35%.

"As enchentes estão ligadas à distribuição das chuvas, então se há probabilidade de chover acima da média, há possibilidade de inundações, mas isso depende dessa distribuição. O ano passado choveu aproximadamente mil milímetros na cidade, quando a média anual é de 680, e não houve enchente", revela.
Segundo o meteorologista, como nos municípios que compõem o Alto Oeste potiguar não houve chuvas intensas, Mossoró não sofreu com inundações. "Nesses municípios, que estão localizados ao longo da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, choveu apenas 500 milímetros, e por isso não houve enchente aqui na cidade", explica.

Ainda de acordo com José Espínola, não é possível prever se as chuvas que cairão este ano serão bem distribuídas. "A meteorologia não tem como prever onde as precipitações iriam cair, por isso, não é possível afirmar com precisão se haverá ou não enchentes em Mossoró", destaca o professor, complementando: "As chuvas já começaram em alguns pontos isolados da região, mas, tradicionalmente, essas precipitações se intensificam entre os meses de março e abril", diz. 
Secretaria de Defesa Social afirma estar preparada para eventuais inundações
Em contato com a equipe do jornal O Mossoroense, o novo secretário de Defesa Social do município, Osnildo Morais, afirmou que a pasta está preparada para enfrentar eventuais problemas ocasionados pelo excesso de chuvas na região.
Segundo o secretário, um plano de contingência contendo as ações que serão executadas caso enchentes sejam registradas na cidade já está montado. Osnildo Morais destaca também que o detalhamento das áreas de risco já foi feito.
"O material necessário para colocar em prática essas ações já foi comprado, e esperamos não precisarmos acionar o plano, mas se for necessário, estamos preparados", conta o secretário.
Osnildo Morais destaca ainda que na próxima terça-feira, 24, será realizada uma reunião entre a secretaria e o setor de meteorologia da Ufersa, para que o município seja informado das previsões de chuva para 2012.
Entre as ações preventivas que já estão sendo promovidas pelo Poder Executivo municipal, está a limpeza dos bueiros e de bocas de lobo na cidade, trabalho que está sendo realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos.
Fonte: Redação de O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário