segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

HEPATITE B

Sesap vai intensificar vacinação de Hepatite B


O Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais informa que a partir do ano 2012 a faixa etária para vacinação contra a hepatite B será até 29 anos. Até o ano passado a cobertura era feita para pessoas com até 24 anos de idade. 

No Rio Grande do Norte atualmente o percentual de vacinação na faixa etária de 0 a 10 anos de idade é satisfatório (atinge 100%), porém na faixa de 11 a 29 anos este índice é de cerca de 50%. Segundo Dayse Nóbrega, do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, o percentual ainda está sujeito a alterações, pois o banco de dados só será encerrado no próximo mês de março. "Mas diante desse percentual nota-se a necessidade de intensificação da vacina neste público", explica.

A Sesap, por meio do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, está montando estratégias para mudar essa realidade por meio de capacitações para profissionais, mobilização nos municípios e sensibilização junto aos jovens para conscientização sobre a doença. "O Programa quer intensificar a vacinação neste público, com sensibilização e vacinação nas escolas e faculdades para que possamos, concluir o esquema vacinal com as três doses", completa.

A Hepatite B é uma infecção do fígado que nem sempre apresenta sintomas e pode tornar-se crônica. Cerca de 70% dos adultos expostos ao vírus da hepatite B não apresentam sintomas. Somente 30% apresentam os sintomas da forma aguda. Dos adultos infectados cerca de 5% a 10% terão hepatite B crônica, daí a importância da extensão da faixa etária dessa vacina no SUS.  

A transmissão pode ocorrer pela relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de objetos contaminados como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e tatuagens, instrumentos para uso de drogas, acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.
A vacina da Hepatite B está disponível durante todo o ano na rede pública de saúde.

Fonte: Tribuna do Norte
Com informações da Sesap/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário