domingo, 29 de janeiro de 2012


"MOMENTO SAÚDE"

Amidalite

É uma doença infecciosa que atinge as amídalas, órgãos de defesa contra infecções.
Causas
A amidalite pode ser causada por vírus (mais frequentes nas crianças), por bactérias (atinge mais os jovens e os adultos) ou pela associação dos dois agentes. Na amidalite bacteriana aparecem pontos de pus.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são febre, dor de garganta, falta de apetite, hálito comprometido, dificuldade para engolir e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula, que têm a função de evitar a propagação da doença pelo organismo.
É importante observar os sintomas para não os confundir com os de outras doenças como gripe e mononucleose.
Diagnóstico e Tratamento
É preciso diferenciar a amidalite causada por vírus da bacteriana.
Nas amidalites por vírus, a infecção atinge preferencialmente a região da orofaringe (amídalas e faringe) e deve ser tratada com analgésicos e antiinflamatórios.
As amidalites bacterianas (as bactérias que mais comumente atingem as amídalas são os estreptococos e os estafilococos) provocam grande inflamação nas amídalas associada ao aparecimento de placas de pus na orofaringe, tornando necessário o uso de antibióticos específicos. Suspender a medicação assim que desaparecem os sintomas pode provocar complicações graves como febre reumática e nefrite porque a bactéria ainda permanece ativa no organismo.
Se a amidalite for crônica, outras causas devem ser pesquisadas para descobrir a razão da inflamação e buscar o tratamento adequado. A remoção cirúrgica das amídalas só é indicada em casos específicos que não respondem ao tratamento clínico e se repetem várias vezes ao ano, as chamadas amidalites de repetição.
Recomendações
* Procure ficar longe do cigarro. Fumantes ativos e passivos estão mais propensos às infecções das amídalas;
* Evite ambientes com ar-condicionado, que resseca as mucosas e diminui a resistência das amídalas;
* Em amidalites de repetição é importante afastar a hipótese de refluxo gastroesofágico, responsável pela mudança no pH da garganta e que pode facilitar o surgimento de inflamações;
* Prefira ingerir bebidas mornas, sopas e alimentos macios, uma vez que são mais tolerados durante as crises;
* Tome muito líquido para hidratar as mucosas;
* Não deixe de tomar os remédios prescritos pelo médico assim que os sintomas da amidalite bacteriana desaparecerem para evitar complicações da doença;
* Não se automedique. Medicamentos usados sem indicação precisa podem favorecer o aparecimento de bactérias resistentes.
Fonte: Dr. Drauzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário