sábado, 21 de janeiro de 2012

PRAIA LIMPA, DIVERSÃO GARANTIDA.

Pioram as condições de balneabilidade das praias de Natal

Praia de Pirangi do Norte, Cotovelo e o Rio Pium estão impróprias para banho.



Foto: Arquivo Nominuto
Imagem Ilustrativa
Apesar do fim de semana de sol ser um convite à praia, é preciso ficar atento as informações sobre a balneabilidade da água da praia que freqüenta e os cuidados que deve tomar para evitar doenças.

De acordo com o levantamento de balneabilidade, divulgado no boletim 03/2012, Natal apresenta algumas praias impróprias para banho. São elas, a praia de Pirangi do Norte, Cotovelo e o Rio Pium.

O estudo é realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), através do Programa Água Azul. Além do Idema e IFRN, outras entidades fazem parte do programa Água Azul: Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

A população também pode contribuir para a balneabilidade das praias tomando os seguintes cuidados:

- Não deixar resíduos na areia ou na água, após os momentos de lazer, levando-os à lixeira ou na suas próprias sacolas de lixo.
- Evitar levar animais e se o fizer recolher os dejetos deixados com uma pá ou sacola, e levá-los ao lixo. 
- Se sua casa de praia não for saneada, conferir se a empresa responsável pela limpeza da fossa ou sumidouro seja licenciada pelo órgão ambiental responsável. Isso evita que empresas limpa-fossas clandestinas joguem os efluentes em rios que afluem à praia.
- Não fazer ligações clandestinas de esgoto

Por Gerlane Lima/ nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário