domingo, 29 de janeiro de 2012

REFLEXÃO


Palavras que merecem reflexão


Mudança

Geralmente confundido com a famosa frase de Lampedusa: "melhor mudar um pouco, de modo que tudo possa continuar a mesma coisa". E quando pressentimos que chegou a hora de mudar, começamos inconscientemente a repassar um vídeo mostrando todas as nossas derrotas até aquele momento. É claro que, à medida que ficamos mais velhos, nossa cota de  momentos difíceis é maior. 

Mas, ao mesmo tempo, a experiência nos deu meios de superar essas derrotas, dar a volta por cima, e encontrar um caminho que permitisse seguir adiante. Também precisamos assistir esta fita em no nosso videocassete mental. Atenção: se assistirmos apenas o vídeo da derrota, vamos ficar paralisados. Se nos detivermos no vídeo da experiência, vamos terminar nos julgando mais sábios do que realmente somos. 

Melhor sempre ter as duas fitas ao alcance da mão. E, quando chegar o momento de um novo passo, encerrar um ciclo e começar algo diferente. 

Vontade

Esta é uma palavra que a gente deveria colocar sob suspeita durante algum tempo. Quais são as coisas que a gente não faz porque realmente não tem vontade, e quais aquelas que não fazemos porque são arriscadas? 

Eis um exemplo de risco que confundimos com "falta de vontade": falar com desconhecidos. Seja um flerte, um simples contacto, um desabafo, raramente  conversamos com estranhos. E sempre achamos que "foi melhor assim". 

Terminamos sem ajudar e sem sermos ajudados pela Vida. Nossa distância nos faz parecer muito importantes, muito seguros de nós mesmos, mas - na prática - estamos  passando longe dos milagres que os anjos colocaram em nosso caminho. 

Voz Interior

Na maior parte das vezes, confundida com "inspiração", o que é um equívoco. Estamos sempre escutando certas vozes interiores, ruídos destinados a nos distrair, a nos fazer perder o contacto com a vida. Não se calam, não sossegam nunca. Certas Tradições mágicas dizem que nosso controle sobre estas vozes é quase nenhum. 

Quem já experimentou meditação sabe o quanto isto é verdade; e mesmo quem nunca meditou sabe que elas existem  (músicas que cantamos mentalmente, pensamentos que não conseguimos evitar, etc.) Só uma coisa faz calar estas vozes: o Entusiasmo. Quando estamos verdadeiramente envolvidos na arte de viver, estas pequenas e mesquinhas vozes interiores deixam de falar suas bobagens - e então podemos ouvir a voz de nosso anjo da guarda, a voz de nosso coração,  a voz de Deus. 
Paulo Coelho - Escritor 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário