domingo, 12 de fevereiro de 2012

ÁREA LIVRE DE FEBRE AFTOSA

Ações devem levar o RN à Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação

O termo consiste num plano de ação com estratégias assumidas pelo Governo, MAPA, IDIARN e SAPE que já iniciaram a execução das metas.

 
Foto: SAPE
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Ministério da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), assinaram um Termo de Compromisso para o combate a Febre Aftosa com o objetivo de levar o RN ao status de ZonaLivre com Vacinação.

O termo consiste num plano de ação com estratégias e metas assumidas pelos órgãos acima citados, que já iniciaram a execução do plano.

A primeira etapa consiste na migração e atualização da base de dados da população animal e das propriedades rurais - SIAPEC, objeto da ação do serviço veterinário estadual.

Após a migração dos dados para o novo SIAPEC, o IDIARN irá realizar um mapeamento e recadastramento do setor produtivo em todo Estado. A finalização desse trabalho culminará na convocação, pelo RN, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para a etapa de sorologia. Que consiste em uma amostragem através do banco de dados do IDIARN, onde são escolhidas, por meio de sorteio, propriedades cadastradas pelo Instituto para a realização de um inquérito sorológico dos rebanhos das propriedades escolhidas.

Feito isso, e comprovado a ausência do vírus da Febre Aftosa, o Rio Grande do Norte deverá receber o status de Zona Livre com Vacinação.

Com o apoio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - SAPE, o IDIARN conseguiu, junto ao Governo do Estado, um aporte no valor de R$ 300 mil reais para aquisição do novo Sistema de Defesa Agropecuária; manutenção de carros e outros custeios. 

O diretor geral do IDIARN, Rui Sales, está otimista que as ações programadas irão fazer o RN avançar não apenas em relação ao combate a Febre Aftosa, como também em toda missão do IDIARN. “Estamos avançando não apenas no combate a Febre Aftosa, mas em toda a missão do IDIARN”, disse Rui.

O balanço das ações que estão sendo realizadas deverá ser feita no final desse primeiro semestre.

Fonte: nominuto.com
Por Gerlane Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário