sábado, 11 de fevereiro de 2012

"BOTE FÉ NATAL"

Fé e alegria


Cerca de 20 mil pessoas participaram da gravação do DVD "Bote Fé" realizada na noite de ontem na Praia do Forte. Mais de 25 cantores e grupos musicais católicos animaram a multidão. O evento é uma preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será realizada em julho do próximo ano, no Rio de Janeiro/RJ, e contará com a presença do Papa Bento XVI. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos que percorrem o mundo e foram enviados pelo Papa João Paulo II foram apresentados no evento.
Júnior SantosNem mesmo o atraso de quase duas horas para o início do show tirou a animação do público estimado em 20 mil pessoas que se reuniram na praia do Meio no início da noite de ontem. Evento Bote Fé segue até amanhãNem mesmo o atraso de quase duas horas para o início do show tirou a animação do público estimado em 20 mil pessoas que se reuniram na praia do Meio no início da noite de ontem. Evento Bote Fé segue até amanhã

Programado para começar às 17h, o show teve um atraso de duas horas. A espera irritou algumas pessoas que chegaram ao local antes mesmo da abertura dos portões, que ocorreu às 14h. No entanto, a maioria não se importou nem mesmo com a sede e cansaço. Era o caso do estudante Lenilson Gonçalves, 31 anos. Ele saiu de casa, no município de Nísia Floresta, ainda de manhã. Chegou à Arena Bote Fé por volta de meio dia acompanhado de quatro amigos. "A gente trouxe lanche e água e estamos aqui com muita alegria. O atraso não vai atrapalhar nada", disse. Por causa do atraso e um pequeno tumulto que se formou em frente ao palco, algumas pessoas passaram mal e precisaram ser atendidas pela equipe de saúde que estava no local.

Às 19h, Padre Robson de Oliveira subiu ao palco e fez a abertura do evento. Dom Matias Patrício, administrador apostólico da Arquidiocese de Natal e Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também deram a bênção inicial. "Boto fé nesse evento. É com alegria que encerro meu período à frente da Arquidiocese de Natal com esse show. Boto fé na juventude", disse Dom Matias.

Logo após a bênção inicial e palavras de ânimo proferidas por Pe. Robson, foi a vez de Padre Zezinho soltar a voz. Junto com o grupo "Cantores de Deus", Pe. Zezinho abriu a maratona de músicas cantando "Um Certo Galileu", sucesso de sua autoria que empolgou a platéia.

Em seguida, uma série de cantores entoaram sucessos da música católica. A cantora Eliana Ribeiro emocionou os fiéis quando cantou "Força e Vitória", uma das músicas que saiu do âmbito das igrejas e é uma das mais pedidas nas rádios de todo país. Um dos momentos mais aguardados foi a entrada da Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora. Ambos símbolos foram conduzidos pela multidão até chegar ao palco. Muitas pessoas chegaram a chorar nesse momento. "Isso é demonstração de fé. A cruz representa o sofrimento de Cristo por nós e nossa fé está em Jesus. Estou muito emocionada", disse a estudante Gilênia Barbosa, 21 anos.

Padre Fábio de Melo, Padre Marcelo Rossi e Padre Antônio Maria também subiram ao palco e foram acompanhados em coro uníssono quando cantaram suas músicas. Depois dos shows, muitos católicos ainda ficaram na Arena e participaram de uma vigília que foi encerrada somente nas primeiras horas de hoje.

Júnior SantosUm dos momentos mais aguardados foi a entrada da Cruz PeregrinaUm dos momentos mais aguardados foi a entrada da Cruz Peregrina
Evento reuniu 31 atrações nacionais


Além de abrir a programação do "Bote Fé Natal", o show de ontem marcou a história da Igreja Católica no Brasil. Foi a primeira vez que vários padres e grupos católicos estiveram reunidos num mesmo palco. Cantores da antiga geração, como Padre Zezinho e Padre Antônio Maria, dividiram o mesmo espaço com nomes novos como Padre Fábio de Melo. Para eles, um momento especial. "É uma alegria estar ao lado de Pe. Zezinho. Ele sempre foi uma referência para mim. Quando crescer, quero ser igual a ele", disse Pe. Fábio.

De acordo com Pe. Antônio Maria, a gravação do DVD Bote Fé foi a realização de um sonho. "Sempre sonhei em ver todas as estrelas [faz gesto de aspas no ar] da música católica juntas. Tenho orgulho santo de fazer parte dessa Igreja", disse. Além disso, completou o padre, o show foi uma oportunidade de demonstrar que a Igreja Católica é unida. "Temos aqui padres antigos, pioneiros como Pe. Zezinho. É uma felicidade imensa".

ATRAÇÕES

Pe. Antônio Maria, 66 anos, canta há 35. Desde então, já foram 17 CDs gravados. A gravação do DVD de ontem reuniu 31 atrações, entre padres e bandas que professam a fé católica através da música. As bandas e cantores que fazem rock e pop com mensagens cristãs também estiveram presentes, como Rosa de Saron, Dominus, Cantores de Deus, Jake (que fez sucesso com o axé "Pó parar com Pó"), entre outros. 

Um verdadeiro "all stars" da música gospel cristã nacional. Para congregar essa maratona de música e mensagem, foi convocado Guto Graça Mello, um dos mais experientes produtores musicais do Brasil. Padre Marcelo Rossi foi o primeiro 'popstar' da nova leva cristã, emplacando músicas como "Noites traiçoeiras", "Eu navegarei", "Cura-me", entre outros. Tem programa de rádio, promove missas para milhares de pessoas, e é sucesso literário com o livro "Agape".

Bate-papo

Pe. Zezinho » Padre

Ele é considerado o pioneiro entre os padres cantores. Com 70 anos, 46 destes dedicado à música, Padre Zezinho coleciona a marca de 120 discos e DVDs e 84 livros, o último deles, "Melhores Pais, Melhores Filhos, foi lançado ontem. E vem mais por aí, somente esse ano, serão mais seis livros.

O senhor vai dividir o palco com padres mais novos que tem o senhor como uma inspiração. Como o senhor analisa essa renovação da música católica?
A Igreja está redescobrindo a evangelização através da canção. Tivemos grandes nomes da Igreja cantando. São Francisco e outros santos. Na Igreja, a música é secundaria, não é tão importante, mas dá um sabor especial. Cada padre tem seu estilo. Essa renovação é bonita de vez. É um trabalho de todos que dá um colorido à canção católica. O conteúdo deve ser o mesmo, mas a transmissão varia de época em época.

Qual a importância então da música para a Igreja Católica?
Ai da igreja que não ouve os novos valores. O Evangelho deve ser transmitido de todas as maneiras e a músicas é uma delas.

E nesses anos de música, o senhor acumulou muitas vendas?
Não ligo para esses números. Os padres não devem ligar para isso para não se tornarem ídolos.
Fonte: Tribuna do Norte
Roberto Lucena - Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário