sábado, 18 de fevereiro de 2012

CARNAVAL EM CAICÓ-RN

Treme-Treme e Ala Ursa arrastam multidões em Caicó


Caicó - Contrariando as previsões dos pessimistas de que o carnaval de Caicó, neste ano não teria grande participação popular, os blocos Ala Ursa do Poço de Sant'Ana e o Treme-Treme mostraram a força da tradição que já dura duas décadas. Ambos os blocos, colocaram nas ruas cerca de 15 mil pessoas, homens vestidos de mulheres e mulheres vestidas de homens. A irreverência tomou conta dos foliões que extravasaram sua alegria nas ruas da cidade puxados ao som das marchinhas carnavalescas e axé music.
Ilmo GomesBonecos gigantes do Ala Ursa: uma marca do carnaval caicoenseBonecos gigantes do Ala Ursa: uma marca do carnaval caicoense

O bloco do "Magão", com as suas kengas atrasou a saída, mas isso não foi problema para os seus milhares de seguidores. As virgens, quando saíram se uniram ao primeiro bloco formando um mar de gente.

O Bloco das Virgens é, uma marca registrada do Carnaval em Caicó. Tradicionalmente saindo na sexta-feira de carnaval em uma grande brincadeira que contagia todos os foliões.

E como já se entoa há vários anos na marchinha "Hino do Bloco das Virgens de Caicó": Hoje eu vou sair nas virgens o bloco que anima e agita Caicó, vou de vestido, você de paletó, eu não te deixo só. (bis) É o Bloco, ai! É o Bloco, ai! Das virgens que anima Caicó.

PIRANGI

A abertura oficial do carnaval de Pirangi, litoral sul do estado, foi marcada por uma intensa chuva que atrasou o evento em mais de três horas. O grande problema da noite, porém, foi a interdição do palco montado na Praça São Sebastião. Uma equipe do Corpo de Bombeiros identificou que o palco não oferecia a segurança necessária aos artistas e integrantes das bandas que precisam se apresentar no local. O cabo do Corpo de Bombeiros, P. Henrique, afirmou que a interdição se deu devido a falta de extintores de incêndio dentro da validade, guarda-corpo adequado nas laterais e no fundo do palco, além da escada de acesso à estrutura que não é adequada.

Segundo o militar, a Prefeitura de Parnamirim foi avisada das correções que deveriam ter sido realizadas no início da noite e que até as 22 horas não haviam sido realizadas. "Infelizmente, não podemos liberar um palco nessas condições. É um risco muito grande", afirmou o bombeiro responsável pela inspeção. A entrega da chave da cidade ao rei momo e a rainha do carnaval ocorreram na calçada da praça São Sebastião.

GPS informa localização de blocos

Salvador (AE) - Administrar os horários é missão inglória para os foliões que passam o carnaval em Salvador. Apesar das constantes ameaças de punição, por parte da prefeitura, os horários dos desfiles são invariavelmente alterados, tanto pela direção dos próprios blocos, interessada em explorar melhor a presença das equipes de TV pelos circuitos, quanto por problemas diversos nos trios, bastante comuns. Os visitantes também sofrem com o trânsito caótico nos arredores dos circuitos de carnaval, que atrapalham qualquer planejamento, e com as multidões que se formam nas vias adjacentes às usadas pelos trios - muitas vezes intransitáveis até por quem está a pé.

Os percalços causam cenas interessantes pelas vias que circundam os circuitos. É comum, por exemplo, ver pessoas perambulando pelas vias, em grupos, sem saber onde está o bloco para o qual têm ingresso (o abadá). "Acontecia toda vez, por mais que a gente se programasse", conta o economista paulista Luiz Antonio Campos, de 25 anos, pelo quarto ano seguido no carnaval de Salvador, com a turma que conheceu na faculdade. "Pelo menos em um dia (da festa) a gente acabava perdido, procurando o bloco".

Foi por causa de uma situação semelhante ocorrida no ano passado que Campos descobriu que a posição dos trios já estava sendo rastreada via satélite. "Vi um monitor, no camarote em que a gente estava, no qual dava para ver a localização dos trios", conta. "Depois, ficamos sabendo que o aplicativo podia ser baixado (gratuitamente) no celular - e agora todo o grupo tem".

O sistema, desenvolvido pela Sascar, consiste na instalação de aparelhos de rastreamento por GPS nos principais trios da folia e no cruzamento de dados de satélites. E, no caso dos usuários do sistema em Salvador, nem é preciso ter pacote de dados contratado com a operadora de telefonia para acessar as informações: a maior parte dos principais circuitos conta com rede de transmissão de dados gratuita via WiFi.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário