segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CARNAVAL/2012 - BARRA DE MAXARANGUAPE

Blocos de rua e papangus animam carnaval de Barra de Maxaranguape


Em Barra de Maxaranguape, litoral norte do Rio Grande do Norte, a folia de momo está sendo animada por seis bandas. Os shows começam às 19h, mas muita gente já se aglomera na área da Arena Carnavalesca, montada às margens do rio Maxaranguape.

Nas ruas da praia, que é uma das mais badaladas e movimentadas do período de Carnaval, 14 blocos organizados comandam a animação. Há 14 anos, o veranista Lúcio 'Federal' passa carnaval na cidade, porque gosta do clima de tranqüilidade. "Nesses anos todos nunca vi uma confusão grande. É sempre muito tranquilo", comentou. Em 2012, segundo ele, o número de foliões é menor que ano passado, "mas está animado do mesmo jeito".


Adriano Abreu
Papangus em Barra de Maxaranguape
Papangus em Barra de Maxaranguape
Inspirados nos hits musicais do momento, o bloco "Ai se eu te pego, delícia" era um dos que animava as ruas de Barra no final desta tarde. 
A folia só termina na madrugada, quando encerra o show de bandas, por volta de 2 horas. Serão mais de oito horas de Carnaval, e amanhã tem mais.
                 Papangus
Figuras carnavalescas tradicionais, os "papangus" estavam à solta nas ruas de Barra. Netinho, 24 anos, encarnou um personagem de assombrar, o "Pânico", e o amigo Aleff, uma bruxa. Os dois integram o bloco "Deixa a pomba voar", que sai amanhã. As fantasias dos dois papangus são confeccionadas por Netinho.

O Carnaval em Barra termina na quarta-feira de cinzas com o desfile do bloco da Mariquita, formado por pescadores e garçons, que sai da praia de Maracajau às 10h e chega em Barra por volta do meio-dia. Encerram o Carnaval com a distribuição de caldo e pirão do peixe Mariquita, comum nas águas do rio Maxaranguape.

Fonte: Tribuna do Norte
Margareth Grilo - repórter

2 comentários: