quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

COMBATE A DENGUE NA ZONA RURAL

Vigilância à Saúde realiza ações de combate na zona rural



Fotos: Cedidas
Comunidade do Jucuri passa por trabalho de combate a dengue, que vai durar uma semana
A Vigilância à Saúde intensificou as ações do Programa Municipal de Combate a Dengue (PMCD).

Nesta semana, atividades educativas são realizadas na comunidade rural do Jucuri. 

A iniciativa é da Unidade Básica de Saúde Izabel Bezerra de Araújo e da Vigilância à Saúde, em parceria com escolasmunicipais e estaduais da localidade, igrejas e Confracimb.

De acordo com informações fornecidas por Daniel Duarte, diretor da Unidade Básica de Saúde, a ação tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema da dengue e envolver todos os equipamentos sociais neste combate.

As visitas e ações educativas foram iniciadas nesta segunda, 06, e se estendem até o final da semana com distribuição de telas para tonéis e recipientes de armazenamento de água, tocas para potes e panfletos, com informações sobre os tipos de dengue, sinais e sintomas e principais medidas de prevenção.

Allany Medeiros, diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, afirma que esta é apenas uma das ações que integram o cronograma 2012 de combate a dengue no município de Mossoró. “Na zona rural, os moradores armazenam muita água devido as dificuldades no abastecimento. Por isso, temos investido também em ações mais rápidas voltadas para esta área da cidade”, destacou a diretora do departamento de saúde.

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRA) registrou uma queda no índice de infestação da dengue em Mossoró. O estudo feito pela Vigilância no início de 2012 registrou 3.8, o menor índice dos últimos cinco anos.

Segundo Allany, o resultado está ligado ao trabalho que tem sido realizado pela equipe da Vigilância e ainda ao maior envolvimento da população, que tem colaborado nesse processo preventivo.


Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário