terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

COMEÇA O PERÍODO CHUVOSO







Imagem Ilustrativa
Chuvas isoladas durante esta semana

Pequenas pancadas de chuvas devem continuar durante toda essa semana que antecede o carnaval, marcando, assim, o início do inverno deste ano. Ontem choveu em Mossoró uma média de 5 milímetros na cidade durante a tarde. A menor precipitação foi registrada no centro, com média de 4 milímetros, segundo a coleta da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesutra).


O maior cuidado para esta semana, no entanto, é com relação à queda de raios, que já aconteceu ontem, embora que com pequena incidência. A previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTec) é uma probabilidade de 80% de chuvas, que podem vir acompanhadas de trovoadas. Durante o final de semana, o acumúmulo de chuva chegou a 12 milímetros, quase toda concentrada na sexta-feira, 10. Já durante os primeiros 45 dias de 2012, os equipamentos de coleta já registraram 33 milímetros no acumulativo. Uma média considerada ponderável para o período que antecede o maior ciclo de chuvas.


Entre os meses de março e maio são esperadas as maiores quantidades de água para a região Oeste. A análise da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) divulgou no final do ano passado que está sendo esperado para este período chuvas acima da média histórica, que fica em torno de 600 milímetros.


Nas cidades da região Oeste, o maior volume de água foi registrado na cidade de Assú que ultrapassou os 19 milímetros no final de semana.


Hoje, o sol deve aparecer escondido por nuvens carregadas, como aconteceu ontem à tarde. A previsão é que a temperatura chegue a 36 gruas de máxima e a mínima atinja 24 graus no final da tarde. As nuvens carregadas só devem desaparecer na sexta-feira, 17, antecedendo o Carnaval.


Para quem vai passar o carnaval nas cidades da região, a probabilidade de chuva durante o final de semana é baixa, de acordo com a previsão do CPTec. Tanto nas cidades praieiras como Tibau e Areia Branca, quanto no interior, Apodi e Caicó, a possibilidade não deve ultrapassar os 5%, e ainda assim serão isoladas.


A atenção com a inserção dos raios ultravioletas continua preocupante uma vez que deverão atingir uma média de 14, considerado nível extremo durante os primeiros dias da folia.



Fonte: Jornal DeFato.com
Higo Lima
Da redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário