sábado, 11 de fevereiro de 2012

A NATUREZA MOSTRANDO A SUA FORÇA

Primeira grande chuva deixa marcas e causa transtornos em Mossoró
Imagem Ilustrativa
A maior chuva deste ano deixou marcas pela cidade e já sinaliza o inverno. Depois de uma manhã ensolarada, a tarde começou com chuvas em Mossoró, por volta das 13 horas. Na região central da cidade, os equipamentos da Secretaria de Serviços Urbanos (SESUTRA) registrou cerca de cinco milímetros.

Já na região que corresponde aos bairros próximos às Abolições, foram 45 milímetros. "Tava na hora mesmo de cair uma chuva porque o calor estava insuportável", diz a dona de casa Mariana de Andrade, que estava no centro varejista na hora da chuva. E de fato o calor estava alto mesmo, tanto que na segunda-feira os termômetros chegaram a registrar 40º no Centro da cidade.

Logo após a chuva, o sol voltou a aparecer, chegando a registrar 32 graus no final da tarde. E assim deve permanecer pelos próximos dias. De acordo com a previsão do tempo, a possibilidade de voltar a chover durante à tarde de hoje chega a 80%, voltando a registrar máxima de 35 graus e a mínima em torno dos 24º.

A previsão é de sol e aumento de nuvens durante a manhã e pancadas de chuva entre os turnos da tarde e à noite. Atenção para a oscilação na umidade relativa do ar, que deve começar o dia com cerca de 89% e cair para 45% durante o meio-dia. A previsão é que a mesma temperatura se repita no domingo.

O destaque em tom de alerta é para a irradiação dos raios ultravioletas na atmosfera que deve atingir o pico da semana durante o dia de hoje com máxima de 89%. Isso significa dizer que os mossoroenses estarão mais expostos aos raios, que por sua vez são danosos à pele, sendo o principal fator de câncer de pele. A recomendação é não poupar no uso de filtro solar.

A situação da entrada dos raios só deverá ser amenizada na segunda-feira, quando deve cair para 84%. Anteriormente, as primeiras chuvas desse ano só haviam caído no começo de fevereiro. Mesmo assim, em dois dias de precipitações isoladas, juntos, pouco passaram dos 12 milímetros de água no Centro da cidade. 

Para quem for pegar a estrada para a capital, a previsão também é de pancada de chuva, com máxima de 30º e mínima de 25.

Cai parte do teto e ruas são alagadas.

As primeiras chuvas ainda não são consideradas de grande força, mas já deixaram marcas pela cidade. Ontem, no Mossoró West Shopping, por exemplo, a chuva acompanhada de fortes ventos arrancou dois tabletes da cobertura do empreendimento. O incidente deu espaço a entrada de água pela cavidade e ainda a infiltração em outras partes da estrutura.

De acordo com a assessoria do Shopping, o problema foi solucionado imediatamente e os quiosques espalhados pelos corredores receberam proteção. Essa não é a primeira vez que incidente parecido acontece no prédio, mesmo assim a assessoria garantiu que não há comprometimento na estrutura física e que, no caso de ontem, foi uma consequência dos fortes ventos.

Saindo de lá, as marcas da chuva também se espalharam por outros trechos da cidade. Em alguns locais da cidade a água se concentrou. Em algumas ruas da cidade houve pequenos alagamentos, complicando o fluxo dos carros e pedestres. No Centro, a vazão pelos bueiros logo estabeleceu a ordem.

Fonte: Jornal DeFato.com
Higo Lima
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário