terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"PIRACEMA", PESCA PROIBIDA

Pesca no período da Piracema está proibida, para garantir reprodução


Marcos Lima
Chefe do Ibama, Carlos Cardoso, diz que o instituto não consegue atender à demanda.
A pesca no período da piracema está proibida até o dia 29 deste mês. O objetivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é garantir a reprodução das espécies de peixes. 

A multa, para quem pescar nesse período, varia de acordo com a quantidade de peixes e a hora da apreensão. Desde dezembro do ano passado, os pescadores não podem utilizar redes para capturas. O período de proibição da pesca com rede se estende até 31 de março. 

Para o chefe interino do escritório do Ibama em Mossoró, Carlos Cardoso, os pescadores que não respeitam o período de proibição da pesca são gananciosos. "O pescador recebe benefício para não realizar capturas. Alguns transgridem a determinação, sabendo que vão se prejudicar, pois não haverá mais peixes para comerem e venderem", diz.

De acordo com o chefe do Ibama, o instituto constatou que, na cidade, o desmatamento, a captura de animais silvestres e a pesca no período de proibição são os principais problemas relativos ao meio ambiente. 

Dificuldades para fiscalizar

O Ibama de Mossoró deve fiscalizar 70% do Estado. A equipe do instituto é composta por 15 funcionários. São 11 em Mossoró e quatro em Caicó. A quantidade é considerada pequena para atender à demanda. 

"São poucos funcionários. Não conseguimos atender 50% da demanda. Quando há operações nacionais, a situação piora, porque o número de funcionários diminui e a quantidade de viaturas também. O nosso efetivo, quando convocado, para operações nacionais, tem que se deslocar em direção a região onde estão sendo realizados os trabalhos", ressalta Carlos Cardoso.

De acordo com o chefe do escritório de Mossoró, o instituto está sofrendo com a falta de recursos. "Quando não há mais alimento para os animais, eu compro com meu dinheiro", finaliza.




Fonte: Correio da Tarde
Diego de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário