sábado, 4 de fevereiro de 2012

RN registra queda na ocupação hoteleira este ano

Falta de divulgação e passagens internacionais com preços mais acessíveis é uma das justificativas para queda na procura de turistas pelo estado.


Vlademir Alexandre/Nominuto.com
Ocorreu uma queda de 30% na ocupação de hotéis em Natal.
O período de alta estação no Rio Grande do Norte foi bastante fraco, pois ocorreu uma queda de 30% na ocupação de hotéis em Natal nos meses de dezembro e janeiro, com relação a esse mesmo período no ano passado. Isso quer dizer que a taxa de ocupação dos hotéis foi de 60%, que é bastante ruim para uma cidade que tem uma forte atividade turística.

De acordo com o presidente nacional da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis (ABIH), Enrico Fermmi, essa foi a pior temporada dos últimos 15 anos. Estados pequenos, como Sergipe e Alagoas, registraram um crescimento na taxa de ocupação de hotéis. 

A movimentação do Aeroporto Augusto Severo teve uma queda de 7,47 % tanto no embarque quanto no desembargue. Enquanto aeroportos de outras cidades nordestinas houve um aumento. Em Fortaleza cresceu em 8,8 %.

Uma das justificativas por essa queda é o aumento das passagens, pois o custo de umaviagem para os Estados Unidos pode ser bem mais barato que viajar para o Nordeste, você pode encontrar um pacote para Orlando custando apenas R$ 2 mil e um para Porto de Galinhas (PE) por R$ 4 mil.
Elpídio Júnior/Nominuto.com
"O Rio Grande do Norte parou no tempo, estagnou, disse Fermmi.
Fermmi justifica que a queda na procura por cidades como Natal também se dá pela falta de divulgação do governo e de infraestrutura. Além disso, os governantes necessitam atrair novos investidores e que precisam tratar eles de uma forma melhor.

“O Rio Grande do Norte parou no tempo, estagnou. Porque eles fazem a mesma divulgação há 15 anos, precisa de um diferencial para atrair os turistas”, disse.

Além do Rio Grande do Norte, Salvador também teve uma queda durante o período de Alta Estação. Na cidade, ocorreu um decréscimo de 10 % na taxa de ocupação de hotéis e há 20 dias, empresários do setor turístico se reuniram com a Prefeitura de Salvador para cobrar investimentos em limpeza urbana, segurança e divulgação do destino.

Outros estados que também cresceu sua taxa de ocupação de hotel foram os estados de Pernambuco e Paraíba. “Os outros estados mostraram crescimento, porque eles estão inovando nas divulgações e mostrando novas atrações, falta isso no Rio Grande do Norte”, disse Enrico Fermmi.

Tentamos falar com o secretário estadual de turismo, Ramzi Elali, mas ele estava em reunião e não podia nos atender.

Fonte: nominuto.com
Por Lara Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário