quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SEJA MAIS UM A SALVAR VIDAS: DOE SANGUE.

Hemocentro inicia campanha para incentivar novos doadores de sangue e reforçar estoque para o Carnaval

doacao_de_sangue_3
Começou ontem, 7, a campanha de coleta de sangue do Hemocentro para o Carnaval. A mobilização vai até o dia 18 deste mês, com o tema "Antes de cair na folia, faça parte do bloco da solidariedade. Doe Sangue" e uma série de mobilizações.

A campanha é realizada para reforçar o estoque para o período carnavalesco, de 18 a 21 deste mês. Nesse período, as doações diminuem e a demanda normalmente aumenta, já que a festa de Momo expõe mais as pessoas ao risco de acidentes, por exemplo.

Segundo a direção do Hemocentro, a campanha é necessária para atender aos hospitais de Mossoró, como o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), referência de urgência e emergência na cidade e região.

Por isso, o órgão faz apelo aos moradores de Mossoró e municípios vizinhos para que se candidatem à doação de sangue. Qualquer pessoa, homem ou mulher, com saúde, de 16 a 67 anos, pode tentar fazer doação.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e sábado, das 7h as 11h30, na sede do Hemocentro, ao lado do HRTM. A unidade móvel funciona até quinta-feira (ao lado da Riachuelo), no centro da cidade. Sábado, o ônibus do Hemocentro estará em frente à Rádio Difusora, das 7h às 12h.

O doador deve levar documento com foto, pesar no mínimo 50 quilos, estar saudável, não ter ingerido bebida alcoólica (24 horas) e fumado (duas horas) antes da doação e estar alimentado com comidas leves. O intervalo para doação é de 60 dias para homens (até quatro doações por ano) e de 90 dias para mulheres (até três doações por ano).

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário