quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SESAP E OS CORREDORES DO WALFREDO GURGEL

Sesap muda modelo de atendimento e esvazia corredores do Walfredo Gurgel


Hospital Walfredo Gurgel
O socorro que se tornou comum nos últimos dez anos foi levar para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, todos os pacientes em estado grave, especialmente vítimas de acidentes, tanto da capital como do interior. Mas este método terminou por sobrecarregar o atendimento, gerando situações constrangedoras nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel, que chegou a ter 110 macas com pacientes agonizando nos corredores.

Semana passada, o coordenador do Samu Metropolitando, Luiz Roberto, apontou a solução e se colocou à disposição do Secretário Estadual Domício Arruda para coordenar esta mudança. Com o sinal positivo do secretário, Luiz Roberto formou uma equipe e iniciou o trabalho segunda-feira da semana passada. "Montamos uma estrutura na frente do hospital para encaminhar os pacientes que estavam chegando, tanto do interior quanto da capital, para o atendimento adequado no local correto na rede hospitalar de Natal", explica Luiz Roberto.


Enquanto uma equipe médica atendia e encaminhava da porta do hospital o paciente para o atendimento adequado, outra equipe entrou nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel e passou a avaliar cada caso e procurar na rede hospitalar de Natal o melhor atendimento para o paciente. "Houve o caso em que o paciente foi encaminhado para o Hospital Deoclécio Marques, em Parmamirim, onde havia o médico e um leito hospitalar bem melhor do que uma maca", explica. Teve também pacientes enviados para Macaíba e outros hospitais de Natal.


Com a superlotação, além do tratamento desumano ao paciente, o hospital terminava por prender as macas das ambulâncias do Samu e também das cidades do interior com pacientes recebendo atendimento no corredor do Hospital Walfredo Gurgel. Teve dias que até 8 ambulâncias ficavam paradas em frente ao Walfredo Gurgel. Ontem, três dias depois das medidas, não havia ambulância parada e nem macas com pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel. "Agora, a nossa missão é manter este trabalho regular", revela Luiz Roberto.



Fonte: Jornal DeFato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário