terça-feira, 27 de março de 2012

CONSUMO DE ÁGUA DO RN

Consumo de água no RN diminui 118 milhões de litros em um mês, informa Caern



A população do Estado consumiu, em fevereiro, menos 118 milhões de litros de água, se comparado com o mês de janeiro, o suficiente para abastecer durante um mês uma cidade do porte de Assu. No mês passado foram utilizados 8,907 bilhões de litros de água, enquanto em janeiro o total consumido atingiu 9,025 bilhões de litros, nos 152 municípios atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Em Natal também foi registrado queda de 79 milhões de litros, no consumo de água no mesmo período. Apesar da redução, algumas áreas da capital continuam consumindo mais que a média, caso da zona Sul, cujo consumo aumentou em 23 milhões de litros em fevereiro.

Na capital, o consumo diminuiu na zona Oeste em 30 milhões de litros e a Leste consumiu menos 36 milhões de litros que,  juntas,  diminuíram  o consumo em   66 milhões de litros, comparando-se com o mês de janeiro. Na zona Norte, a população consumiu menos 36 milhões de litros de água em fevereiro, se comparando com o mês anterior. No total, em Natal, foram consumidos 3,3 bilhões de litros de água, assim distribuídos: região Norte, 832 milhões de litros; Oeste, 628 milhões; Leste, 795 milhões e Sul, 1,047 bilhão de litros de água.

Para os técnicos da Caern, a diminuição do consumo já é um reflexo do trabalho de conscientização que vem sendo desenvolvido pela Companhia em todo o Estado e que começa a ser posto em prática pela população. "Fizemos um intenso trabalho de conscientização durante o carnaval, pedindo que as pessoas utilizassem a água de forma racional. Este trabalho vem sendo realizado durante todo o ano e as pessoas, cada vez mais, estão tomando consciência de que economizar água tanto contribui com o meio ambiente quanto reduz o valor da conta no final do mês", destaca o diretor-presidente da Caern, Yuri Tasso.

Em Mossoró, a segunda maior cidade do Estado, a população consumiu menos 10 milhões de litros de água. Enquanto em janeiro a demanda foi de 888 milhões de litros, em fevereiro foi registrado um consumo de 878 milhões de litros.  Na Região Metropolitana, em Parnamirim, o consumo apresentou uma diminuição de 23 milhões de litros de água. Em janeiro a demanda foi de 834 milhões e em fevereiro caiu para 811 milhões de litros de água. Já em Caicó, na região do Seridó, o consumo de água permaneceu estável. Em janeiro foi de 249 milhões de litros e em janeiro 247 milhões de litros de água, registrando-se ainda uma redução de 2 milhões de litros.

Apesar de as medidas adotadas pela Caern, para garantir o abastecimento, estarem surtindo efeitos positivos, os técnicos da Companhia alertam para a necessidade de se evitar desperdícios. Lavagem de carros, calçadas, torneiras abertas sem necessidade durante o banho e regar plantas várias vezes ao dia, são ações que contribuem para aumentar o consumo e, consequentemente, provocar desabastecimentos quer poderiam ser evitados.



Fonte: *Com informações da Caern

Via  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário