segunda-feira, 19 de março de 2012

INTERIOR DO RN NA COPA DE 2014

Interior do RN na rota turística para a Copa de 2014



 (Canindé Soares/Divulgação/D.A.Pr/D.A Press)
As ações do SEBRAE para fortalecer também o turismo no interior do Rio Grande do Norte durante o Campeonato Mundial de Futebol de 2014 estão entre os tópicos a serem abordados no painel "O SEBRAE e a Copa". O painel faz parte da programação do 3º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte, que será realizado entre os dias 27 e 28 de março, no Centro de Convenções de Natal.
 As iniciativas previstas para o programa SEBRAE 2014 no estado serão apresentadas pelo diretor superintendente José Ferreira de Melo Neto.

Para Zeca Melo, é importante que os visitantes que vão desembarcar em Natal tenham mais opções de conhecer outros atrativos turísticos e culturais, além do binômio "sol e mar". Uma das ações do SEBRAE é o que devem atrair turistas estrangeiros adeptos aos esportes radicais, ou que apenas desejam um contato mais próximo com a natureza. E o Rio Grande do Norte possui cenários potencialmente propícios a essa modalidade, defende ele. São áreas, como o município de Patu, que tem potencial para a prática de voo livre, e São Miguel do Gostoso, onde o litoral com ondas e fortes ventos favorecem o kitesurf.

Já na divisa com a Paraíba, na cidade de Passa-e-Fica, a Pedra da Boca é ideal para o rapel. Porções nativas de Mata Atlântica fazem de Pium o local propício a trilhas e arvorismo, enquanto os sítios arqueológicos do Lajedo de Soledade, na cidade de Apodi, mantêm em rochas calcárias inscrições rupestres e fósseis da Era Glacial, uma paisagem de encher os olhos do visitante. O trabalho do SEBRAE é capacitar os empresários desse segmento para atender bem aos visitantes dentro dos padrões internacionais e divulgar esses destinos. "O 3º Fórum de Turismo surge em um momento extremamente oportuno, nos dando a condição de discutir os rumos do turismo estadual", diz Zeca Melo.

Isso porque as ações do programa SEBRAE 2014 contemplam não apenas Natal, que será a cidade sede dos jogos, mas todo o entorno em um raio de 100 quilômetros a partir da capital potiguar. Por isso, localidades do interior com potencial turístico também serão beneficiadas. É o caso da produção artesanal, que possui potencial de crescimento, sobretudo com o advento da Copa de 2014. Várias ações estão previstas para inserir as peças de grupos de pequenos produtos em locais de fluxo de visitantes.


Capacitação

Um exemplo do trabalho que está sendo desenvolvido é o projeto ligado à produção associada ao turismo que visa capacitar os microempresários instalados na feirinha de Pium e arredores. Outra frente é o fortalecimento de roteiros alternativos, como o de turismo rural na região Oeste. Entram nesse mote, os roteiros do programa Territórios da Cidadania, que, no Rio Grande do Norte, têm consolidado o roteiro do Território Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião, que percorre as cidades por onde o bando do cangaceiro passou, suas paisagens, os tipos humanos, a arquitetura e os costumes, e o do Seridó, com sua gastronomia característica.

"Durante o Fórum, devemos discutir os rumos que o turismo do RN precisa tomar, diante até mesmo da crise europeia, que afeta os nossos principais emissores, que são Portugal, Espanha e Itália". Zeca Melo destaca ainda que houve uma redução em torno de 10% nos desembarques internacionais, quando se compara os números ao mesmo período do ano passado. Este fato, segundo ele, reflete diretamente no turismo local e, por conseguinte, na economia.


Mobilidade

Para ele, é de fundamental importância as obras de mobilidade urbana estarem prontas para o mundial de futebol. "Seria uma derrota acachapante para todos nós se a Copa vier a acontecer sem essas obras. Em segundo lugar, é fato indiscutível que essas obras serão a grande herança deixada pela Copa para a população de Natal e para nossa economia. Não vejo nenhum sentido se envidar tantos esforços - sejam técnicos ou financeiros - para se viabilizar um acontecimento deste porte sem essas obras. Temos que pensar na qualidade de vida do natalense". 
Fonte:   Da redação do Diário de Natal
Via  dnonline 

Nenhum comentário:

Postar um comentário