sábado, 17 de março de 2012

LUÍS GOMES CONTINUA SECO

140 dias sem água 

Único manancial do município de Luís Gomes secou totalmente, após pior seca dos últimos 20 anos no local


16 carros-pipa estão abastecendo diariamente 18 reservatórios de água, com capacidade de 10 mil litros cada, para matar a sede dos quase 10 mil moradores. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
O município de Luís Gomes, a 450 quilômetros de Natal, vivencia uma verdadeira situação de calamidade pública: o açude Dona Lulu Pinto, único manancial responsável pelo abastecimento do município, através da rede da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), secou totalmente, e Luís Gomes já contabiliza 140 dias de falta de água na cidade. O município vem enfrentando a maior seca já vista nos últimos 20 anos, provocada pela estiagem e pelas poucas chuvas que chegaram à região em 2011.

De acordo com o vereador Firmino Nunes, irmão do prefeito Francisco Nunes, nos últimos três meses choveu pouco no município, e a água da chuva não foi suficiente para manter o açude, que fica a cinco quilômetros do centro da cidade. Luís Gomes, que tem 9.610 habitantes, segundo dados do IBGE, está sendo abastecida desde então por meio de carros-pipa.

São quatro carros-pipa, com capacidade para 8,5 mil litros de água, fornecidos pela Caern, sete da iniciativa das Forças Armadas e mais cinco alugados pela Prefeitura de Luís Gomes. No total, 16 carros-pipa fazem quatro viagens, cada um, para abastecer diariamente os 18 reservatórios de água com capacidade de 10 mil litros cada, que distribuem a água para toda a população. "Eles precisam vir até aos postos de abastecimento e adquirir a sua água. A população está sendo devidamente abastecida de forma gratuita", contou o vereador Firmino. A água trazida para Luís Gomes nos caminhões-pipa é captada no município de Rafael Fernandes, a 40 quilômetros de distância.

A falta de abastecimento de água em Luís Gomes levou o Ministério Público Estadual a elaborar uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada quando completou 100 dias sem água nas torneiras do município. O MP deu o prazo de seis meses para que a Caern resolva o problema em definitivo "permitindo a retomada, de forma contínua e ininterrupta, do fornecimento de água tratada encanada nas torneiras das residências".

Em contato com a Caern, por telefone, a companhia informou que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a distribuidora reconhecem o problema da falta de água em Luís Gomes, mas atribuem o problema à estiagem, que acabou secando o açude Lulu Pinto. A Caern destacou ainda que "espera que as chuvas previstas para este ano abasteçam o açude com o volume de água suficiente para que o produto volte às torneiras das casas."

A assessoria de comunicação realça que a distribuição da água está sendo feita de forma gratuita para toda a população e que a cobrança do consumo de água foi interrompida até que o problema da falta de água seja resolvido. "A distribuição através dos reservatórios é de caráter emergencial e está sendo feita de forma gratuita".

Enquanto a retomada das obras do sistema adutor Alto Oeste não é reiniciada, uma vez que foi paralisada por falta de recursos, a Semarh pretende instalar seis poços para abastecerem a população enquanto a primeira situação não é resolvida A Semarh informou ainda que outra ação será o desassoreamento do açude para que seja aumentada a capacidade de armazenamento de água.

Fonte:  DiariodeNatal
Alex Costa
alexcosta.rn@dabr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário