sexta-feira, 30 de março de 2012

 "MOMENTO SAÚDE"

Sarcoma de Kaposi


Sarcoma de Kaposi é um tipo de câncer que acomete as camadas mais internas dos vasos sanguíneos. Além das lesões na pele, podem surgir outras semelhantes nos gânglios, no fígado, nos pulmões e por toda a extensão da mucosa intestinal (provocando
sangramentos digestivos) e dos brônquios. É comum também elas se instalarem na parte interna das bochechas, gengivas, lábios, língua, amídalas, olhos e pálpebras.
A doença é rara em pessoas com o sistema imunológico íntegro, mas é uma complicação comum na AIDS. O herpesvírus 8 humano parece estar implicado na manifestação da doença.
Existem três tipos de sarcoma de Kaposi:
a) Clássico: raro, de evolução lenta, atinge homens idosos sem comprometimento do sistema imunológico;
b) Endêmico ou africano: forma mais agressiva, acomete mais os  negros jovens da África Equatorial;
c) Relacionado com o sistema imunológico deprimido, como
ocorre com os HIV-positivos, os transplantados e os que tomam
imunossupressores.

Sintomas

Na pele branca, surgem lesões em forma de manchas vermelhadas, róseas ou violáceas, que se espalham pelo corpo e na região da boca e faringe. Na pele negra, elas adquirem a coloração marrom ou escura.
Outros sintomas do sarcoma de Kaposi são inchaço principalmente nos membros inferiores por causa da retenção de líquido, e, nos casos mais graves, sangramentos digestivos e insuficiência respiratória.

Diagnóstico

Além das características das lesões, endoscopia e biópsia são exames importantes para fechar o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento do sarcoma de Kaposi inclui quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e drogas para inibir a formação de novos vasos sanguíneos. Medicamentos antirretrovirais contra o HIV diminuem o risco da doença nos portadores desse
vírus e ajudam a promover a regressão das lesões.

Recomendação

* Não se automedique. Procure assistência médica se notar o aparecimento de manchas sem explicação aparente pelo corpo ou na boca.

Fonte:  Dr. Drauzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário