sábado, 26 de maio de 2012

FOGOS JUNINOS

Corpo de Bombeiros faz vistorias a barracas de fogos de artifícios durante o período junino


fogos_de_artificio_2Iniciada há duas semanas, a série de vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN) as barracas de fogos de artifícios instaladas na cidade para o período junino segue até o final do mês de junho.

De acordo com o chefe de serviços técnicos e engenharia do Corpo de Bombeiros em Mossoró, tenente Daniel Farias, estão sendo avaliados critérios como a existência de placas indicando que é proibido fumar, distância de pelo menos oito metros entre os pontos de vendas e 15 metros de churrasqueiras, e elementos que possam ocasionar algum tipo de incidente.

Também estão sendo averiguados os tipos de fogos comercializados, se no local há extintores de incêndio e se as instalações elétricas estão em conformidade com as normas de segurança. "Ainda avaliamos também as lonas onde ficam depositadas as cargas dos fogos", acrescenta Daniel Farias.

Segundo o tenente, as barracas fiscalizadas até o momento não apresentaram irregularidades passíveis de interdição dos pontos de vendas. "Àquelas que possuem algum tipo de pendência terão 15 para regularização. Não temos encontrado muitos problemas nas barracas fiscalizadas", destaca.

O Corpo de Bombeiros orienta a população no sentido de verificar se os estabelecimentos que disponibilizam fogos de artifício possuem ou não alvará de funcionamento emitido pelo órgão. "Antes de efetuar a compra, é importante analisar se existe a liberação do Corpo de Bombeiros para que a barraca possa estar comercializando o produto", enfatiza o tenente Daniel Farias.
 
CBM realizará ação educativa em escolas do município

No período compreendido entre 4 e 15 de junho, o Corpo de Bombeiros Militar do RN promoverá ações educativas em escolas estaduais localizadas em Natal e Mossoró.

Segundo o coordenador de comunicação social do órgão, tenente Couceiro Cristiano, a iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed) e com o Hospital Walfredo Gurgel, tem como objetivo orientar os alunos quanto à prevenção de acidentes e queimaduras durante o período de São João.

"Serão fornecidas orientações relacionadas aos fogos de artifícios, fogueiras e ainda sobre acidentes domésticos. Será um trabalho preventivo, voltado para estudantes das escolas estaduais", diz o tenente.

O público alvo das ações é formado por crianças de 5 a 12 anos de idade. Segundo o tenente Daniel Farias, as instituições de ensino de Mossoró que farão parte da programação desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros ainda não foram definidas.

"As escolas contempladas com os trabalhos executados pelo Corpo de Bombeiros em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Queimadura, celebrado em 6 de junho, só serão divulgadas no dia 1° de junho, em cerimônia que ocorrerá em Natal", conclui Daniel Farias.


Fonte:   Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário