sábado, 19 de maio de 2012

TUBERCULOSE NO RN


 Tuberculose recua entre potiguares



Em 2011 o Estado do Rio Grande do Norte notificou 1270 casos de tuberculose e 53 óbitos, tendo uma taxa de incidência de 33,7/100 mil habitantes. No Brasil, essa taxa de incidência chega a 37,99/100 mil habitantes. Para o Ministério da Saúde, a situação do Rio Grande do Norte é relativamente confortável.
 
Alberto LeandroDorinha Burlamaqui, interina na Secretaria de SaúdeDorinha Burlamaqui, interina na Secretaria de Saúde

"O RN não possui um índice de incidência grave, porém podemos melhorar em relação às taxas de cura, a oferta laboratorial e aos testes relacionados ao HIV. Observamos alguns avanços e ficamos satisfeitos com as ações", disse o Coordenador do Programa Nacional de Combate a Tuberculose, Draurio Barreira..

Barreira esteve com a Secretária Interina de Estado da Saúde Pública Dorinha Burlamaqui, discutindo as formas de reforçar as ações que o Estado vem adotando para o controle da doença. Estiveram presentes a Secretária de Saúde de Natal, Maria do Perpétuo Socorro Nogueira, a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, a Chefe do Programa Estadual de Tuberculose, Marta Santos, entre outros técnicos da SESAP.

A população de maior risco de ser acometida pela tuberculose são os idosos, profissionais de saúde, pessoas HIV (+), pessoas que residem em aglomerados ou em situação de rua, população privada (presídios).

Para a Secretária de Saúde, o monitoramento das ações de vigilância é importante para manter o controle. "São em momentos como esse que devemos provocar a soma dos trabalhos dos três entes federativos, União, Estado e Municípios", falou Dorinha Burlamaqui.



TUBERCULOSE

É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada "Bacilo de Koch" e a transmissão ocorre através do ar, pela tosse.

É importante salientar que a tuberculose é uma doença tratável e curável, através de medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde, fornecidos nas Unidades Básicas de Saúde. O tratamento dura em torno de 6 meses e não deve ser interrompido.


PERFIL DO PACIENTE
 
No Brasil, a faixa etária mais acometida pela tuberculose é a que vai dos 20 aos 49 anos. Quanto à escolaridade, 62,5% dos casos tem até oito anos de estudo. A incidência entre os homens (cerca de 50 casos por 100 mil habitantes) é o dobro do que é observado entre as mulheres. No entanto, a tuberculose afeta todos os segmentos da sociedade, independentemente de renda ou da escolaridade.


Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário