terça-feira, 29 de maio de 2012

VAGAS NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DO ENEM

 

Instituições de ensino superior oferecerão mais de 1.200 vagas pelo Enem


Com a aproximação do mês de junho chegam também o mês das férias, mas para algumas pessoas a interrupção do período letivo sinaliza a divulgação dos editais de inscrição para o próximo semestre. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) serão oferecidas 40 vagas para o curso de licenciatura em Matemática. Já a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) informou que 1.190 vagas serão ofertadas para o próximo período.

O novo reitor da Ufersa, Arimatéia Matos, disse que a abertura de vagas para o segundo semestre da instituição ainda são referentes ao Enem realizado no ano de 2011. "Para os segundo semestre foram contabilizadas abertura de 1.190 vagas em diversos cursos, porém elas dizem respeito aos alunos que fizeram o Enem equivalente ao ano passado. Aqueles que fizerem o exame em novembro deste ano concorrerão às vagas destinadas ao ano letivo de 2013, porém não há uma definição da quantidade de vagas a serem ofertadas", destacou o reitor.

A Ufersa utilizou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para selecionar os candidatos que concorrem às vagas disponibilizadas pela instituição através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), constituindo assim o exame a única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem.

O reitor destaca a importância de se utilizar o Enem como forma de seleção nas instituições de ensino superior.

"Através do Sisu e Enem muitos alunos, em mais de 1.500 cidades puderam ingressar nas universidades.

 Muitas pessoas que moravam em regiões interioranas e não tinham condições de se dirigir aos grandes centros para fazer as provas, viram no Enem uma oportunidade, pois o exame é realizado em diversos municípios, não sendo necessário mais o deslocamento desses indivíduos", frisou o reitor.

O diretor da Ufersa campus Mossoró, Hélio Henrique, informou que para o segundo semestre deste ano serão ofertadas 40 vagas para o curso superior de Matemática. Já o campus de Natal irá ofertar 26 vagas para o curso de Espanhol e 36 para o curso de Informática. O campi de Santa Cruz também oferece 36 vagas para o curso de Física.

"Deve-se destacar que os concorrentes às vagas do 2º semestre são aqueles inscritos nas edições 2010 e 2011 do Enem. As inscrições vão acontecer entre os dias 4 e 22 de julho", explicou o diretor.


Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário