segunda-feira, 25 de junho de 2012

CUIDADO COM A SAÚDE NESSE INVERNO

Sistema imunológico deve estar forte para enfrentar a chegada do inverno



Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Ele acaba de chegar, mas o estado de alerta da população já está ligado, diante da série de doenças respiratórias que tendem a se agravar no inverno. É nessa estação do ano que rinites, pneumonias, gripes, bronquites, bronquiolites e uma gama de outras alergias típicas do período mais frio fazem hospitais e postos de saúde ficarem lotados.
 
E os maiores prejudicados são os mais indefesos: as crianças e os idosos. Má alimentação, sedentarismo e ritmo acelerado são elementos que cada vez mais presentes na vida moderna e que podem diminuir as defesas do organismo. Com a chegada do inverno e a queda brusca de temperatura, é importante que o sistema imunológico esteja bem preparado para doenças típicas do período. A gripe infecta entre 10 milhões e 18 milhões de pessoas em todo o Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

“Uma alimentação saudável e equilibrada, que inclua todos os grupos alimentares em quantidade adequada, é importante para manter o bom funcionamento do sistema imunológico e reduzir o risco de acometimento por doenças infectocontagiosas”, sugere o infectologista do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, Artur Timerman. A principal intervenção preventiva em saúde pública é a vacina, com o objetivo de prevenir surtos e epidemias, uma vez que as doses são substâncias preparadas com uma forma atenuada ou morta de um micro-organismo patogênico, servindo para estimular a resposta imunológica específica.
 
Fonte
 
 
 
Via   DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário