segunda-feira, 18 de junho de 2012

DENGUE: O USO DO CARRO FUMAÇÊ

Sesap orienta sobre as ações do carro fumacê


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
A Secretaria de Estado da Saúde Pública orienta a população para os cuidados básicos e ações de rotina para conter o avanço da epidemia de dengue no Rio Grande do Norte. Limpar os quintais, fazer a higienização de cozinhas e banheiros, não deixar embalagens e pneus expostos à chuva e sol, evitar a água parada onde o mosquito da dengue se reproduz, além de não deixar caixas d’água descobertas são algumas medidas que têm um forte efeito preventivo.

Segundo a Subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Iraci Nestor, ao contrário do que boa parte da população pensa, essas ações educativas funcionam muito mais do que a atuação do carro fumacê. “A população tem uma visão errada do carro fumacê como sendo a ação de maior eficiência e que vai acabar a dengue e por isso não valoriza as ações de rotina, supervalorizando as ações de UBV”, disse ela.

O responsável técnico pela Base UBV da Sesap, Victor Hugo Dias Diógenes, explica que o carro fumacê é uma ferramenta utilizada em último caso, quando a cidade ou o estado já vive uma situação de epidemia, porque depois de três meses o mosquito volta novamente, tendo em vista que o foco não foi eliminado.“ É importante as pessoas saberem que o carro fumacê só mata o mosquito voando, não mata o foco nem os mosquitos que estão aguardando para nascer”, disse o técnico.


Fonte:  Redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Via  DNonline 

Nenhum comentário:

Postar um comentário