sexta-feira, 15 de junho de 2012

HANSENÍASE: 51 CASOS NOTIFICADOS EM MOSSORÓ/RN

II Ursap notifica 51 casos de hanseníase em Mossoró


hanseniaseDe janeiro a junho foram notificados 51 novos casos de hanseníase em Mossoró. Os dados foram apresentados ontem, 14, em reunião realizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap).

Os números do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) revelam um dado preocupante: Mossoró representa 79,6% dos casos da doença registrados pela Regional. "Em 2011 foram notificados 126 casos, dos quais 104 pacientes são residentes em Mossoró", informa a coordenadora do Programa Regional de Controle da Hanseníase da II Ursap, Perpétua Pereira Sales.

Neste ano, a II Ursap notificou 64 casos de hanseníase, sendo 51 em Mossoró, quatro em Caraúbas, três em Apodi, três em Baraúna e nos municípios de Areia Branca, Governador Dix-sept Rosado e Ipanguaçu foram notificados um caso em cada município.

Para potencializar as ações de controle à doença, a Sesap realizou ontem uma reunião sobre hanseníase direcionada aos coordenadores regional e municipal do programa e supervisores da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Segundo o coordenador do PECH/Sesap, Bruno Lopes dos Santos, o objetivo do encontro é programar a I Oficina de Avaliação para a implantação do livro de sintomáticos dermatológicos e da linha de cuidado em hanseníase nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

"As principais dificuldades enfrentadas pelos municípios para a execução do Programa de Controle são a alta rotatividade do profissional, falta de informação, baixo envolvimento do profissional, a subnotificação e pouco controle da Vigilância Epidemiológica", destaca Bruno Lopes. Ele enfatiza que a linha de cuidado nas UBS vai facilitar e otimizar as ações de controle à doença. 
 
Fonte:    Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário