sexta-feira, 15 de junho de 2012

MAIS SEGURANÇA NO MOSSORÓ CIDADE JUNINA

Corpo de Bombeiros inspeciona itens de segurança do MCJ


Vistoria_dos_Bombeiros_visa_seguranca_do_eventoO Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros de Mossoró realizou, ontem, vistoria de segurança da estrutura do Mossoró Cidade Junina. Pela manhã, a inspeção foi feita na Cidadela, ao lado da capela de São Vicente; à tarde, estrutura do corredor cultural, na Estação das Artes (palco e camarotes), arena do festival de quadrilhas juninas.

O tenente Daniel Farias informa que o objetivo da vistoria é avaliar se os itens de segurança constantes no projeto, apresentado pelo Corpo de Bombeiros, estão instalados de acordo com as normas técnicas. Entre os itens de segurança estão extintores de incêndio, saída de emergência, estrutura metálica e outros.

Antes do começo da festa, a Prefeitura de Mossoró, responsável pelo evento, encaminha projeto de segurança ao Corpo de Bombeiros. Depois de aprová-lo, a corporação inspeciona o local para certificar se o projeto foi seguido à risca, ou seja, se a estrutura contempla o que foi apresentado no projeto. O laudo é emitido após a vistoria.

O trabalho é embasado no Parecer Técnico nº 004/10, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), estabelecendo as medidas de segurança contra incêndios pertinentes a espetáculos pirotécnicos, os prazos para proceder tramitação da documentação, entre outros.

O parecer técnico é claro em dizer que os organizadores são os responsáveis diretos pelas providências indispensáveis à segurança do público sob pena de responderem ações cíveis e penais. Na maioria dos casos, os eventos são interditados em função da ausência de prazos para correções de não conformidades, da exposição do público alvo a um ambiente de risco potencial e a falta de tempo para trâmites operacionais e administrativos. 
 
 
Fonte:    Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário