terça-feira, 19 de junho de 2012

TAPERA COR NO MOSSORÓ CIDADE JUNINA

Cidade Junina: Tapera Cor será lançada nesta quarta-feira

 Divulgação
O espaço é uma criação do arquiteto Eduardo Falcão
O evento Mossoró Cidade Junina tem entre seus objetivos resgatar a cultura, as tradições e os costumes do povo nordestino. Com esse objetivo vários projetos e atividades são incrementados na programação e desenvolvidos ao longo do Corredor Cultural no intuito de divulgar as características do povo nordestino. Um dos desses projetos é a Tapera Cor, que será lançado nesta quarta-feira (20), às 20h, no Memorial da Resistência.

A Tapera Cor foi criada na edição de 2011 do Cidade Junina e se trata de uma exposição simbólica de uma casa onde os móveis antigos entram em cena. O espaço é uma criação do arquiteto Eduardo Falcão e da artista visual, Nôra Aires, que mesmo ainda em fase de montagem já chama a atenção dos que passam.


A Tapera Cor é uma das maravilhas do Mossoró Cidade Junina que está sendo montada no Memorial da Resistência. Irá funcionar de quinta a domingo, das 17 às 23h, com várias atrações musicais.


Eduardo explicou que a ideia de ampliar a Tapera surgiu devido a demanda de visitantes. Em 2011 o espaço foi um dos mais visitados do Cidade Junina por turistas e visitantes. “A Tapera chamou a atenção do público. Muita gente passou pelo espaço para tirar fotos e curtir as atrações musicais”, disse.


Este ano a casa simbólica foi ampliada e os ambientes foram estabelecidos. Segundo Eduardo o projeto de decoração transforma o Tapera Cor num espaço que vai além de cenários ideais para fotografias, ou seja, a proposta foi criar um espaço que, sensorialmente, falasse da arquitetura vernacular como fonte de informação sobre a evolução do contexto histórico, cultural, ambiental e tecnológico. “Os espaços são atrativos. Utilizamos uma decoração antiga com uma estética contemporânea”, frisa.


Foram montados vários ambientes, sala, quarto do casal e do filho, cozinha, banheiro, área de serviço e alpendre. Para chamar a atenção dos visitantes consta ainda do xililique, um barzinho onde acontecerão as atrações musicais durante a exposição. Tudo está sendo preparado para agradar o público e ampliar no número de visitantes.


“A Tapera Cor 2012 está se consolidando como um grande elo de ligação, tanto físico, juntando a Cidadela à Estação das Artes, como histórico, juntando passado e presente”, destacou o arquiteto.
 
 
Fonte:    Jornal  DeFato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário