quarta-feira, 25 de julho de 2012

DOENÇA DE CHAGAS

Sesap promove capacitação para manejo clínico da doença de Chagas


sede_da_ursap_mossoroA Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, realiza uma capacitação para manejo clínico da doença de Chagas. A programação será desenvolvida hoje e amanhã, 25 e 26, no auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap).
 
Conforme a organização, a capacitação pretende reunir 52 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros. O curso será ministrado por um infectologista e um cardiologista do Hospital Giselda Trigueiro, de Natal.

Segundo a Sesap, 18 estados brasileiros são considerados áreas endêmicas da doença de Chagas, entre eles o Rio Grande do Norte. No Estado, os municípios onde a incidência da doença é considerada preocupante pelas autoridades públicas são Pau dos Ferros, Caicó e Mossoró.

A representante da equipe técnica da Sesap de vigilância da doença de Chagas, Vânia Brito, explica que estes municípios são considerados áreas endêmicas da doença porque apresentam condições ambientais propícias para a sobrevivência do vetor transmissor, o inseto barbeiro.

Dados da secretaria mostram que em 2011 foram notificados 30 casos da doença de Chagas no Rio Grande do Norte. Destes números, oito casos foram registrados na II Regional de Saúde, em Mossoró.

A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi, que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro. Além da transmissão vetorial pelo barbeiro, a doença pode ser transmitida por transfusão de sangue/transplante, via oral e acidental.

Febre, mal-estar, diarreia, vômitos, dores de cabeça, inflamação e dor nos gânglios são alguns sintomas. O tratamento é feito com medicação específica, dada sob acompanhamento médico nos hospitais, e deve ser mantida, no mínimo, por um mês. 
 
 
Fonte:    Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário