terça-feira, 24 de julho de 2012

RAIVA ANIMAL


Sesap já confirmou 19 casos de raiva em animais em 2012



Imagem/Arquivo Blog "naserra"
 A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) já registrou neste ano 19 casos de raiva animal. O último foi confirmado no dia 19 de julho, em um cão de sete meses, no município de Acari, a 201 quilômetros de Natal. Além deste caso, o Rio Grande do Norte já registrou casos da doença em 12 morcegos, 5 bovinos e uma raposa.

De acordo com a Sesap, o cão não era vacinado e morreu no dia 18 de julho, três dias após ferir seu proprietário. A doença foi confirmada pelo Laboratório Central (Lacen), após análise do material enviado. Técnicos da IV Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) foram até o município de Acari, onde estão fazendo um bloqueio de foco, revacinando os cães e gatos onde aconteceu o caso.

"A principal ação para prevenção da raiva em cães e gatos é a vacinação anual contra a doença, a partir dos dois meses de idade. Os filhotes vacinados pela primeira vez devem ser revacinados após um mês da aplicação da primeira dose. A vacina é disponibilizada gratuitamente pela rede pública de saúde", informou Iraci Nestor, subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap. Em 2011  foram imunizados 78,2% do total de cães estimados para a campanha.

A DOENÇA

A raiva é considerada zoonose grave e 100% letal, que acomete o sistema nervoso central de mamíferos, inclusive o homem. Pode ser transmitida pelo contato com a saliva do animal infectado através da mordedura, arranhadura ou lambedura. Todas as pessoas que foram agredidas ou tiveram contato com animais suspeitos devem procurar atendimento médico, pois a doença pode ser prevenida através da aplicação de soro ou vacina. Os cães e gatos agressores devem ser mantidos em observação e em caso de óbito enviar o material para análise. 


Fonte:    Jornal   Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário