sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CURSO DE MEDICINA NA UFERSA


Reitor diz que medicina na Ufersa depende de um novo hospital

 Gildo Bento
Reitor da Ufersa, José de Arimatéia,
diz que assunto não está encerrado
O Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José de Arimatea de Matos, explica porque o Ministério da Educação (MEC) decidiu implantar o curso de medicina na cidade de Caicó, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e não na Universidade Federal em Mossoró. De acordo com o reitor da Ufersa, essa foi uma decisão técnica do MEC.

“Em junho o MEC anunciou a criação de 1.615 vagas para universidades públicas até 2014, e na ocasião da minha posse eu solicitei diretamente ao próprio ministro da educação, Aloizio Mercadante, a implantação do curso de medicina na Ufersa, e em seu discurso ele afirmou que haveria essa possibilidade. No entanto, entre as exigências do MEC para que sejam abertas vagas de medicina, está a oferta de pelo menos cinco leitos para o SUS, por vaga criada no curso. Então, vamos primeiro lutar com a bancada federal, para conseguir o hospital público aqui para Mossoró”, explica.

O reitor também esclarece alguns questionamentos em relação à decisão do MEC de implantar o curso em Caicó. Para ele, o curso que foi aprovado para Caicó, não seria necessariamente o mesmo que deixou de vir para Mossoró.

Para o reitor, mesmo que o curso de medicina para a Ufersa não esteja previsto entre essas vagas que serão abertas até 2014, não significa que o assunto esteja encerrado.

“Isso não significa que não podemos conseguir o curso nesse período, mas vamos priorizar a construção do hospital, e para que se torne realidade é preciso que as autoridades estaduais e municipais estejam empenhadas nessa causa. Porque o hospital representa um grande benefício para toda a sociedade, não só de Mossoró, mas de toda a região oeste do estado”, afirma.

 Nara Andrade / Da Redação
           FONTE




Nenhum comentário:

Postar um comentário