sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CAMPANHA ANTIRRÁBICA

CCZ Natal inicia campanha antirrábica 2012

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Com o objetivo de atingir uma cobertura vacinal em todas as áreas do município, reduzir o risco de ocorrência de raiva em cães e gatos e, conseqüentemente, evitar casos em humanos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou no dia 12 deste mês, a Campanha Antirrábica Canina e Felina 2012, nas micro–áreas, que segue até a conclusão destes locais.

Segundo o chefe do CCZ, médico veterinário, Diógenes Soares, a estratégia adotada para a campanha é iniciar a campanha nas micro-áreas, que são locais determinados previamente, obedecendo a critérios como dificuldade de acesso e locomoção; áreas de chácaras; novos núcleos habitacionais e, ainda, áreas limítrofes do município de Natal, onde no Dia “D” da campanha não será possível instalar um posto de vacinação.

O Dia “D” será realizado este ano no sábado (01/12), no horário das 8h00 às 17h00. Serão disponibilizadas 120 mil doses da vacina, durante a campanha, e instalados cerca de 190 postos de vacinação distribuídos nos Distritos Sanitários Norte, Sul, Leste e Oeste, envolvendo 850 profissionais para o Dia “D”.

Diógenes ressalta a importância da campanha de vacinação como a medida mais eficaz no controle e na prevenção da raiva. “A vacina é gratuita e específica apenas para cães e gatos, com idade mínima de 90 dias. No município do Natal, as atividades foram iniciadas em 1984, quando da instalação do CCZ Natal, devido à ocorrência de um caso de raiva em humano, no ano anterior. Portanto, graças às ações de prevenção e controle dessa grave zoonose, realizadas pelo CCZ Natal, há vinte e oito anos no Município não ocorrem casos de raiva em ser humano”, disse.

O CCZ está capacitando cerca de 600 vacinadores nesta quinta-feira (22) à tarde, na sexta-feira (23) pela manhã e na segunda-feira (26) durante manhã e tarde, no Auditório da Funasa, que fica na Avenida Alexandrino de Alencar, Tirol.

A Doença

A raiva ou hidrofobia é uma doença viral aguda que é causada pelo vírus rábico (Gênero Lyssavirus, família Rhabdoviridae) que determina uma encefalomielite severa, pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem, apresenta evolução rápida e a letalidade ocorre em, aproximadamente, 100% dos casos. É de alta relevância para a saúde pública, considerando que, após a manifestação dos sintomas, a vítima geralmente evolui para o óbito. O controle e a prevenção da raiva em meio urbano depende de algumas ações relacionadas aos cães e gatos, considerando que, na cadeia epidemiológica, são estes os principais transmissores do vírus rábico para o homem.

Atualmente, cerca de 60.000 mortes/ano são registradas em decorrência da raiva, sobretudo, nos países da África e da Ásia. Na América Latina as medidas de controle desenvolvidas pelos países reduziram a incidência da raiva no homem para menos de 100 casos por ano.

A Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Canina e Felina é considerada a mais importante das medidas de controle, pois determina a diminuição do número de animais suscetíveis (imunidade de grupo).

FONTE

Um comentário: