quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CASOS DE VARICELA (CATAPORA) EM MOSSORÓ/RN

Aumentam os casos de catapora na cidade

Nos últimos meses as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Mossoró têm registrado diversos casos de pacientes com sintomas de varicela, popularmente conhecida como catapora. Só este ano foram notificados 128 ocorrências, número considerado alto pelos profissionais da saúde.

Esse foi o caso da estudante Lídia Silva que recentemente contraiu a doença através do seu sobrinho. "Um dos meus sobrinhos pegou a doença, passou para o irmão e eu acabei contagiada também. A pior parte da doença é a coceira que dá após o surgimento das bolhas. Por sorte meus sintomas foram fracos e não precisei ir ao hospital, pude me tratar em casa mesmo", conta a estudante.

A epidemiologista Jeane Pereira informou que na Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel os casos tornaram-se mais recorrentes a partir do mês de junho.

"Todos os dias temos feito notificações de pessoas com varicela. A prevenção é muito difícil, tendo em vista que a maioria dos pacientes é criança e entra em contato com o vírus na escola. Geralmente a doença é mais forte quando acontece em adultos", disse a epidemiologista.

Os médicos alertam que podem ocorrer casos de pacientes que contraem a doença duas vezes, no entanto essas ocorrências são muito raras. Essas situações acontecem quando a pessoa tem uma deficiência autoimune, isto é, ela não produz os anticorpos necessários para combater o vírus da varicela, são exemplos pacientes com HIV.

A catapora pode ser transmitida para outras pessoas através do contato com o líquido das bolhas ou através de tosse ou espirro. Ao ser infectado a doença leva cerca de 10 a 21 dias para se manifestar. É importante que as pessoas não estourem as bolhas, pois aumentam os casos de infecção.



Fonte:   Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário