terça-feira, 4 de dezembro de 2012

HOMENAGENS NA ABERTURA DA FESTA DE SANTA LUZIA

Abertura da Festa de Santa Luzia é marcada por homenagens

Alcivan Costa

Uma noite de homenagens. Foi assim a abertura da Festa de Santa Luzia. Em plena segunda-feira, a Praça Vigário Antônio Joaquim e a região da Catedral de Santa Luzia ficaram lotadas de fiéis. Uma carreata com a imagem e as relíquias da Padroeira contemplou os mesmos pontos por onde passava, até o ano passado, a procissão de encerramento da Festa.

Após a realização do percurso, os fiéis retornaram à Matriz, para a cerimônia oficial de abertura, composta por rito civil, com pronunciamento de autoridades e hasteamento da bandeira e ritual religioso, com a bênção do Santíssimo Sacramento. Um momento marcante foi a homenagem ao bispo Dom José Freire de Oliveira Neto. A imagem de Santa Teresinha, foi levada até o túmulo de Dom José, dentro da Catedral de Santa Luzia.

Durante a carreata, os devotos que acompanhavam a imagem de Santa Luzia realizaram três paradas. A primeira delas foi no Colégio Sagrado Coração de Maria, em comemoração aos 100 anos de educação católica das franciscanas hospitaleiras, como explica o sacerdote Ricardo Rubens, que faz parte da assessoria da Festa.

A segunda parada foi realizada no Centro de Oncologia, onde o objetivo foi rezar e lembrar a Campanha da Fraternidade deste ano, que trouxe como tema a saúde pública. Já a terceira parada ocorreu em frente à Paróquia de São José, como forma de rezar pelos idosos do Abrigo Amantino Câmara, pelo Projeto Esperança, por padre Guido Tonelotto e pelas bodas de prata sacerdotais de Padre Eliseu Wilton de Maria. 

Na data que marcou o início da festa, o Hino Nacional foi executado somente ao toque da sanfona, por Giannini Alencar. A abertura dos festejos contou ainda com um tributo a Luiz Gonzaga, que, se fosse vivo, completaria, no dia 13 de dezembro, 100 anos de idade. A homenagem ficou por conta do cantor Waldonys. 

De acordo com o Padre Ricardo Rubens, o próprio hino mensagem dos festejos de Santa Luzia foi inspirado em um dos trabalhos de Luiz Gonzaga. Ele explica que o pároco de Santa Luzia, Padre Walter Collini, montou a canção a partir da melodia da canção feita por Luiz Gonzaga para acolher o Papa João Paulo II durante a sua primeira visita ao Brasil, no ano de 1982. 

O sacerdote se mostra otimista quanto à realização de mais uma edição da festa da padroeira de Mossoró. Para ele, a expectativa é grande, tendo em vista que a festa tem crescido muito nos últimos anos. O sacerdote acredita que no dia 13 de dezembro, data dedicada à Virgem de Siracusa, cerca de 100 mil a 120 mil pessoas participem da procissão de encerramento, que, este ano, sairá do Mosteiro de Santa Clara em direção à Catedral. O objetivo da mudança é homenagear os 800 anos de vocação de Santa Clara. 

Maria Ednaide Brito é uma das devotas que pretende comparecer à procissão. Aliás, desde a abertura, ela acompanha a programação da festa e pretende ir a todas as novenas. “A gente tem muita fé, uma fé imensa de pedir uma coisa a ela e alcançar”, conta. “Eu sou devota de Santa Luzia há muitos anos, desde que cheguei aqui em 1975 não falto a nada dela”, acrescenta a irmã de Ednaide, Francisca Domingos de Brito. Ela, que é de Aracati, conta que antes mesmo de chegar a Mossoró pedia a graça de morar e encontrar trabalho em uma cidade onde Santa Luzia fosse padroeira. O pedido foi alcançado e até hoje ela vive aqui e acompanha a programação. Para este ano, pretende participar de todas as novenas e acompanhar a procissão. “Se Deus quiser”, diz ela. 

PROGRAMAÇÃO – Hoje começa o novenário de Santa Luzia, que será realizado até o dia 12 de dezembro. De acordo com a coordenadora geral dos festejos, Marcília Pereira, todos os dias serão celebradas duas novenas, sendo uma às 16h e outra às 19h30. O tema escolhido para ser meditado durante as novenas de hoje foi ‘A fé é esperança’. Padre Ricardo informa que antes de cada novena será rezado o Luzeiro, que traz orações próprias de Santa Luzia.

Hoje tem início também as noveninhas, que são as celebrações destinadas às crianças e que seguem um roteiro itinerante, sendo realizada a cada dia em uma paróquia diferente. Hoje a noveninha acontece na Capela de São Francisco de Assis, no bairro Abolição II, às 9h. O Oratório de Santa Luzia também começa a ser apresentado hoje. 



Praça Vigário Antônio Joaquim lotada de fiéis (Foto: Alcivan Costa) 

Waldonys fez o show em tributo a Luiz Gonzaga (Foto: Danilo Carlos)


Homenagem a Dom José Freire (Foto: Danilo Carlos)


FONTE
 





Por Luciana Araújo                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário