quarta-feira, 6 de março de 2013

AGENTES DE SAÚDE

Regulamentação do piso nacional e do PCCS dos agentes de saúde pautará manifesto em Brasília

Congresso Nacional receberá
 parte dos manifestantes
ASSÚ - Representantes de diversos Estados da Federação aportarão hoje na capital federal, a fim de integrarem uma mobilização em prol da regulamentação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 36, que sugere a instituição do piso nacional salarial dos Agentes Comunitários de Saúde em todo o território brasileiro. Uma representação do Estado vai se fazer presente ao acontecimento.

Segundo informação do vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do RN (Sindas), Francisco Canindé Querino, paralelamente será feito um apelo em relação à efetivação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) da categoria. "Será um dia inteiro de manifestação em Brasília contando com a participação de delegações vindas de diversas partes do país", observou o líder sindical potiguar.

Canindé Querino explicou que a programação será feita em duas frentes. Uma, na alçada do Congresso Nacional, a fim de pressionar deputados federais e senadores com relação à implementação do Projeto de Lei nº 7.495/06, que cria o piso nacional salarial das duas categorias. A proposta estabelece ainda diretrizes para reajustes anuais dos vencimentos e para os PCCSs dos trabalhadores.

A outra ofensiva, conforme registrou o vice-presidente do Sindas/RN, vai se observar na esfera do Ministério da Saúde. As comitivas tencionam concentrar-se defronte ao órgão, na Esplanada dos Ministérios, a fim de reivindicar a oficialização do piso remuneratório. "Iremos exercer o direito democrático de pressão para garantir um benefício que vem sendo objeto de luta dos agentes comunitários de saúde e de endemias de todo o Brasil", explicou o dirigente.

ORGANIZAÇÃO

Canindé Querino adiantou que o manifesto na capital federal é uma realização dos sindicatos estaduais das duas categorias funcionais respaldados pela Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), instalada no Distrito Federal.

A instituição sindical foi criada no dia 2 de junho de 2005, em Brasília. Ela hoje é composta por sete confederações, 136 federações, cerca de três mil sindicatos, e representando aproximadamente 12 milhões de trabalhadores brasileiros.



Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário