terça-feira, 9 de julho de 2013

HEMOCENTRO DE MOSSORÓ/RN

Hemocentro precisa de sangue dos tipos ‘A’ positivo e negativo

Imagem/Google
O Hemocentro de Mossoró precisa urgentemente dos tipos sanguineos ‘A’ positivo e ‘A’ negativo. A assistente social, Eciran Targino informou que a entidade só dispõe de apenas 5 bolsas, o que segunda ela, é crítico para o Hemocentro. A coordenadora ressalta que todos os outros tipos são igualmente importantes para manter o estoque do hemocentro em dia.

É importante porque até hoje não descobriram nada que substituísse o sangue humano, então quando a gente tem necessidade de algum paciente tomar sangue só havendo doação, não falta sangue, falta pessoas doando, assegura Eciran.

A assistente social explica o porquê da falta destes dois tipos de sangue. ‘Nós estamos com alguns pacientes utilizando só este tipo de pasta sanguinea, então quando a gente está com alguns pacientes, principalmente, do Centro de Oncologia, eles consomem uma quantidade muita grande deste componente e por isso temos dificuldades as vezes de estoque’.

Para doar é preciso ter de 16 a 67 anos, os de 16 e 17 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, ter pelo menos dormido 6 horas na noite anterior, pesar acima de 50 quilos, está bem alimentado e não ter nenhuma doença, bem de saúde.

Por mês, segundo Eciran, o Hemocentro coleta entre 600 e 700 bolsas de sanguineas. Para ela, o ideal seria 900 por mês. Assistente Social deixa um recado para quem pretender doar sangue de qualquer tipo.

‘O recado que eu deixo para vocês é que não deixe pra doar sangue quando uma pessoa de vocês precisarem. Todos os dias no hospital têm gente que precisa de sangue e por isso a gente precisa de gente para doar. Então é importante que as pessoas pensem na solidariedade mais como esse ato, um ato que você doa um pouquinho e com certeza você está salvando uma vida.

O Hemocentro fica ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia e funciona das 7h às 18h, inclusive aos sábados, e na quinta-feira em frente à Procuradoria. Eciran explica que a entidade atende aos hospitais públicos e privados da cidade, além de 42 municípios.



Edinaldo Moreno
Da redação


Nenhum comentário:

Postar um comentário