quinta-feira, 25 de julho de 2013

PROGRAMA "MAIS MÉDICOS"

Inscrições para o Mais Médicos se
encerram às 23h59 desta quinta

Programa vai contratar 10 mil profissionais para áreas carentes do país.
Até quarta, 3.011 municípios haviam se inscrito para receber os médicos.


Imagem/Google
O prazo para que médicos se inscrevam no programa Mais Médicos, do governo federal, se encerra às 23h59 desta quinta-feira (25). Os profissionais interessados nas bolsas de R$ 10 mil para atuar no interior do país e em periferias de grandes centros urbanos podem registrar a inscrição por meio do site do Ministério da Saúde.

O ministério informou que a página de inscrições apresentou lentidão na manhã e pode voltar a apresentar ao longo do dia devido ao volume de acessos, mas assegurou que o site não saiu do ar. Nesta quinta também se encerra o prazo para que municípios interessados em receber os profissionais registrem o pedido.

Segundo o ministério, até 20h desta quarta (24), 3.011 municípios já haviam se habilitado para receber os médicos que serão contratados pelo governo federal. Lançado em 8 de julho pela presidente Dilma Rousseff, a iniciativa tem sido alvo de críticas de entidades médicas do país, que reclamam sobre a possibilidade de contratação de profissionais estrangeiros que não tenham revalidado o diploma de Medicina no Brasil.

A previsão do Executivo federal é de abrir 10 mil postos de trabalho para médicos em regiões carentes do país. De acordo com as regras do Mais Médicos, se não houver número suficiente de médicos brasileiros interessados nas vagas, o governo poderá contratar profissionais de outros países mesmo sem a revalidação do diploma, desde que eles sejam aprovados em um período de avaliação e treinamento em universidades brasileiras.

Por discordar das normas de contratação de estrangeiros, o Conselho Federal de Medicina e a Federação Nacional dos Médicos ingressaram com ações civis na Justiça Federal solicitando a suspensão do programa. A juíza responsável pelos processos ainda não se manifestou sobre os pedidos de liminar (decisão provisória).

Calendário
Com o encerramento do período de inscrições, o Ministério da Saúde divulgará, nesta sexta (26), o total de vagas existentes em cada cidade que registrou interesse de receber médicos. Os profissionais brasileiros inscritos no programa terão até domingo (28) para escolher os municípios em que gostariam de atuar.

No dia 1º de agosto, o governo divulgará a lista de profissionais com registro profissional no Brasil selecionados para o Mais Médicos. Ele terão até o dia 3 de agosto para homologar sua participação no programa e assinar um termo de compromisso. No dia 5 de agosto, os nomes dos médicos brasileiros serão validados no "Diário Oficial da União".

O número de vagas que não forem preenchidas por profissionais brasileiros será divulgado em 6 de agosto. Até o dia 8, o ministério irá selecionar os médicos do exterior que se inscreveram para o Mais Médicos. A relação dos estrangeiros que serão contratados será publicada em 13 de agosto.



Fabiano Costa Do G1, em Brasília

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário