sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O FLAMENGO PODE CAIR OU NÃO?

Presidente reforça confiança em Jayme e afirma: 'O Fla não cai'

Bandeira de Mello concede entrevista coletiva e diz que foi pego de surpresa com o pedido de demissão de Mano Menezes

No turbilhão de problemas do Flamengo, só mesmo o sempre tranquilo Eduardo Bandeira de Mello para tentar botar panos quentes. E foi justamente o presidente o responsável por apontar os futuros do futebol rubro-negro, no Ninho do Urubu, nesta sexta-feira, dia seguinte ao pedido de demissão de Mano Manezes. De fisionomia serena em entrevista coletiva, como de costume, o mandatário deixou clara a surpresa pela decisão do treinador, revelou que a informação chegou aos seus ouvidos pelas ondas do rádio e deu duas garantias com prazo de validade ao torcedor: Jayme de Almeida é o novo técnico e o clube não será rebaixado para a Segunda Divisão.

Sobre a primeira, o próprio Bandeira de Mello foi rápido ao deixar claro que tudo dependerá de uma avaliação após a partida com o Náutico, domingo, no Recife. A medida dá tempo para que o Fla mapeie o mercado, mas já está definido que caso não surja um nome incontestável o interino terá tempo para desempenhar seu trabalho - salvo, obviamente, uma tragédia contra o lanterna, em Pernambuco. Já a certeza da manutenção do Rubro-Negro na Série A terá que ser provada pela equipe em campo. E a campanha de seis vitórias, oito empates e oito derrotas, que colocam o time na 14ª colocação, com 26 pontos, dois a mais que o Criciúma, primeiro no Z-4, deixam o sinal de alerta ligado.

- Garanto que o Fla não cai. Simples assim - decretou o presidente, sem se alongar em argumentos.

                (Foto: Cahê Mota )
Eduardo Bandeira de Mello não escondeu 
surpresa com a saída de Mano 

Para a profecia de Eduardo Bandeira de Mello ser cumprida, o Flamengo precisa começar a volta por cima já diante do Timbu. A situação é semelhante à que Jayme de Almeida encontrou exatamente um turno atrás, quando assumiu o lugar de Jorginho após derrota para o próprio Náutico e venceu o Criciúma, por 3 a 0, em Santa Catarina. Ciente da importância de dar tranquilidade ao elenco, o presidente bancou o interino, mas com algumas ressalvas.

- Não há substituto. Não esperávamos a saída do Mano e não tínhamos nada planejado. Por sorte, temos uma comissão competente e existe exatamente para isso. O substituto (do Mano) é o Jayme. Está viajando para Recife, vai dirigir o time contra o Náutico e faz parte da comissão técnica permanente. Tem todo o respaldo para dirigir contra o Náutico. Daí para frente, vamos conversar. Nosso técnico hoje é o Jayme e estamos muito bem servidos. Ele tem nossa confiança.
saiba mais

Nesta sexta-feira, além de Bandeira de Mello, o vice de futebol, Wallim Vasconcellos, também esteve no centro de treinamento do Ninho do Urubu e conversou por mais de uma hora com o elenco a portas fechadas. O que foi abordado no encontro e muitos outros assuntos que giram em torno da demissão de Mano foram abordados na coletiva do presidente, que segue abaixo, na íntegra:

Futuro treinador

Não há substituto. Não esperávamos a saída do Mano e não tínhamos nada planejado. Por sorte, temos uma comissão competente e existe exatamente para isso. O substituto é o Jayme. Está viajando hoje para Recife, vai dirigir contra o Náutico e faz parte da comissão técnica permanente. Tem todo respaldo para dirigir contra o Náutico e daí para frente, vamos conversar. Nosso técnico hoje é o Jayme e estamos muito bem servidos.

Questionamentos sobre quem manda no clube

Ninguém está preocupado com isso. Minha relação com o Wallim é a melhor possível, nos conhecemos há décadas, somos amigos e o Flamengo tem coisa mais importante para lidar do que esse tipo de fofoca.

Comportamento da torcida contra o Atlético-PR

Só tenho a agradecer ao torcedor, que incentivou o time durante os 90 minutos, mesmo quando estávamos perdendo. Quando sofremos o terceiro gol, eles continuaram cantando, apoiando. É natural que no final algumas pessoas mais exaltadas extravasem. O comportamento da torcida foi irrepreensível.

Argumentos apresentados por Mano

Não sabemos dos argumentos. Não tivemos oportunidade de conversar com o Mano Menezes sobre a saída. A minha resposta fica prejudicada por conta disso. Foi uma surpresa para todos nós.

 Foi dada uma razão técnica. Imagino que, mais cedo ou mais tarde, poderemos conversar para ter um feedback, compreender as razões com algo mais fundamentado, desenvolvido. Por enquanto, sei tanto quanto a imprensa. Soube da demissão ouvindo o rádio no carro.

Podemos dizer que hoje ele é o treinador e tem toda confiança. A partir de domingo, vamos avaliar junto com ele. Temos a sorte de ter uma comissão técnica de qualidade, mas pode acontecer dele continuar mais tempo ou não. Vai depender do que for planejado. Estamos no meio de uma situação que não foi planejada."
Eduardo Bandeira de Mello

Situação definitiva de Jayme

Podemos dizer que hoje ele é o treinador e tem toda confiança. A partir de domingo, vamos avaliar junto com ele. Temos a sorte de ter uma comissão técnica de qualidade, mas pode acontecer dele continuar mais tempo ou não. Vai depender do que for planejado. Estamos no meio de uma situação que não foi planejada.

Presença no Ninho

Estamos aqui para dar nosso apoio ao elenco, ao Jayme, ao Pelaipe. O Léo Moura é o capitão do time e nosso interlocutor junto ao elenco. Nada mais natural do que também ter uma conversa amistosa com ele e de estímulo.

Risco de queda

Garanto que o Flamengo não cai. Simples assim.

Noite mal dormida

A noite não foi boa para todos os rubro-negros. Pelo resultado e também com a notícia do treinador.

Reunião com o elenco

Viemos dar apoio para sequência do Brasileiro e da Copa do Brasil. Foi um encontro normal, onde alguns se manifestaram.

Multa de Mano

Ainda não tinha nem pensado nisso. É a última coisa que se pensa. Mas está sendo analisado pelo jurídico e pelo financeiro antes de tomar uma decisão. Sinceramente, nem sei o que está estabelecido.

Continuidade de Pelaipe

O Pelaipe está junto conosco nessa briga para o Flamengo terminar esse Brasileiro em uma condição digna para suas tradições.

Questionamentos de Marcos Braz

Estamos procurando fazer o melhor. O fato de nunca termos passado pela diretoria antes não quer dizer que não entendemos de futebol. Alguns de vocês têm contato comigo, com o Wallim, e cada um forma sua própria opinião.

Arrependimentos por medidas em 2013

Vale a pena porque o Flamengo está mudando de patamar em muitos aspectos. Avançamos na parte financeira, jurídica, administrativa, e o futebol é consequência disso.

Quarto treinador no ano

Este último não é por culpa do Flamengo. Chegamos com o Dorival, mas vocês sabem que a opção foi pela postura de austeridade. Trouxemos o Jorginho, que saiu por condições que não cabe voltar, e trouxemos o Mano que saiu por sua vontade. Se trouxermos outro para o lugar do Jayme, será a nossa segunda escolha.

Receber notícia pelo rádio

Sou torcedor do Flamengo há muitos anos e estou acostumado a isso. Sou apenas mais um. Como presidente, reconheço que não é o normal, mas aconteceu em uma circunstância inesperada. Ainda bem que temos o rádio.

Efeitos ao planejamento para 2014

Evidentemente, já tínhamos começado o planejamento para 2014 e essa mudança vai ter interferência. Mas ainda estamos em setembro, podemos manter o que foi iniciado e aprimorar para que o próximo ano não seja influenciado.

Ano decepcionante no futebol

O desempenho não é o que esperávamos, sou torcedor também. Mas avaliando o trabalho feito e os jogadores, acho que podemos ter uma virada e chegar a uma posição bem diferente. Quanto a Copa do Brasil, estamos no caminho certo. Quem sabe não teremos uma boa surpresa para torcida na sequência.

FONTE
Por Cahê Mota/Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário