sexta-feira, 6 de setembro de 2013

RN, ÁREA LIVRE DE AFTOSA

Rio Grande do Norte recebe certificado de área livre da aftosa

Imagem/Google
O Rio Grande do Norte vai ser reconhecido nacionalmente como Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação. A assinatura da instrução normativa acontece nesta sexta-feira (6), às 15 horas, na presença da governadora Rosalba Ciarlini e do ministro da Agricultura, Antônio Andrade.

O Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Estado (IDIARN) iniciou o inquérito soroepidemiológico que visa o reconhecimento do RN como área livre da febre aftosa em outubro do ano passado. Esse processo objetivou confirmar que o vírus da aftosa não está circulando em território estadual.

Na primeira fase do processo, aconteceram as visitas prévias às propriedades selecionadas pelo Departamento de Saúde Animal (DSA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A seleção foi feita de forma aleatória e com base na movimentação de trânsito, analisando o banco de dados do IDIARN. 

As propriedades selecionadas passaram pelas seguintes etapas: visitas prévias; colheita de amostras; colheita de amostras pareadas e monitoramento com inspeção clínica dos animais. As propriedades não puderam movimentar os animais pertencentes às amostras (bovinos de 6 a 24 meses) até a conclusão do processo.

Em seguida, o Idiarn enviou 4.301 amostras de sangue da espécie bovina e 1.980 amostras de sangue de pequenos ruminantes ao Laboratório Nacional Agropecuário do Estado do Rio Grande do Sul (LANAGRO/RS) para realização de testes sorológicos.

Considerando os resultados favoráveis obtidos pelas amostras colhidas em propriedades sob monitoramento, foram encerradas em maio de 2013 as atividades do Inquérito Soroepidemiológico com vistas ao reconhecimento do Rio Grande do Norte como Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação.

A governadora Rosalba Ciarlini comemorou a conquista do certificado. “Essa vitória é histórica e se deve aos esforços de cada um dos criadores do Estado. O RN livre de febre aftosa é, sem dúvidas, um RN mais forte, mais competitivo no setor agropecuário, enfim, um RN maior”, concluiu a governadora.


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário