quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SÁBADO(14) É O "DIA D" DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Sesap espera vacinar mais de 695 mil animais na campanha contra a raiva

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promoverá, no próximo sábado, 14, o dia "D" da campanha de vacinação contra a raiva animal. Iniciada no dia 14 de agosto, a expectativa da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental da Sesap é vacinar 695 mil animais, sendo 487 mil cães e 208 mil gatos durante toda a ação. Para alcançar a meta, a Sesap vem desenvolvendo no Estado ações educativas e de imunização.

Durante as primeiras semanas da ação, os 167 municípios desenvolveram suas ações para imunização destes animais, através de postos volantes onde técnicos percorreram áreas rurais e as mais distantes dos Centros de Controle de Zoonozes (CCZs), a fim de realizar ações preventivas e de vacinação. No sábado, a campanha será intensificada nos centros urbanos, com atendimentos das 8h às 17h, em postos fixos definidos pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS). A expectativa é de que pelo menos 70% das vacinações sejam realizadas neste fim de semana.

Conforme a subcoordenadora de Vigilância Ambiental, Iraci Nestor, o dia "D" foi criado para estimular a adesão da população para a campanha. "A população precisa aderir à campanha para que nenhum animal fique sem atendimento e corra o risco de contrair a raiva. A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. Apesar de ser, quase sempre letal tanto para humanos como para os animais é 100% evitável, através da aplicação de soro e da vacina antirrábica", enfatizou.

De acordo com a técnica do Programa de Controle da Raiva da Sesap, Jeane Suassuna, no Rio Grande do Norte existem os Centros de Controle de Zoonozes em Natal, Parnamirim, Mossoró, Currais Novos, Serra Negra do Norte e Caicó. Os CCZs são os órgãos responsáveis pelo controle e enfrentamento da raiva animal. Nos municípios que não possuem os Centros, a população deve procurar as Secretarias Municipais de Saúde.
 
"É importante que a pessoa que sofreu alguma agressão proveniente de animal, ao procurar a unidade de saúde, leve consigo o agressor, vivo ou morto, para que o serviço de saúde possa encaminhar a amostra ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Com esta medida, a Sesap poderá fazer o monitoramento da circulação do vírus, e desenvolver ações de prevenção contra a doença", destacou. 

Para vacinar os animais é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. O documento também poderá ser feito no local.

Casos da doença vêm sendo diagnosticados anualmente no RN

Desde 2010 vêm sendo diagnosticados anualmente casos de raiva em cães no Rio Grande do Norte. Essas ocorrências foram registradas em Caicó, Mossoró, Serra de São Bento e mais recentemente, em julho de 2012, no município de Acari.
 
O último caso de humano infectado pelo Lyssavírus, no Estado, aconteceu em 2010, no município de Frutuoso Gomes. Na ocasião, um agricultor foi ferido por um morcego que estava contaminado e por desconhecimento do risco de transmissão da raiva, por essa espécie animal, não procurou atendimento médico e acabou vindo a óbito. Em relação aos casos de raiva em felinos no RN, o último caso, diagnosticado laboratorialmente, ocorreu em 2008, em Lagoa Salgada. No entanto, este ano, foi diagnosticado clinicamente um gato em Mossoró.

De janeiro a julho deste ano foram diagnosticados nove animais contaminados com a raiva no Estado, entre eles, um bovino em Pedro Velho, quatro morcegos em Natal, Pau dos Ferros e São Miguel, duas raposas em Boa Saúde e São João do Sabugi, e um gato em Lajes Pintadas.


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário