quinta-feira, 3 de outubro de 2013

BARRAGEM DE PAU DOS FERROS/RN ESTÁ QUASE SECA

Barragem está quase seca e o MP ajuíza ação para garantir abastecimento de Pau dos Ferros

Foto: Jailton Rodrigues

Promotor Mac Lennon Lira dos Santos Leite, de Pau dos Ferros

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros, ajuizou uma ação civil pública contra o Estado, o Município e a Companhia de Água e Esgotos do RN (Caern) com a finalidade de que sejam realizadas obras que garantam a continuidade do abastecimento doméstico de água potável na cidade, pela rede canalizada em definitivo.

Quem ajuizou a ação foi o Promotor de Justiça Mac Lennon Lira dos Santos Leite pede que os poderes e a companhia façam um planejamento para o abastecimento temporário por carro pipa em caso de colapso no sistema de abastecimento atualmente implantado.

Na visão do magistrado, essa medida visa garantir o fornecimento de água potável e de qualidade à população. A ação ainda pede que seja iniciado o racionamento de água disponível na barragem da localidade.

                   Foto: Frankin Leite

A água da cidade apresenta mau cheiro e cor escura.

Esta ação é um desdobramento do inquérito civil nº 32/2012-1ªPMj, instaurado para apurar eventual poluição da água distribuída pela Caern, diante do odor frequentemente percebido na água distribuída no município.

A promotoria destaca que o mau cheiro seria resultado do tratamento insuficiente dado pela Caern a água, já que foi identificada a falta da etapa de decantação. Mesmo tratada, a água estaria sendo distribuídas com algas. A ação civil pública foi ajuizada na última terça-feira, 01, na 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros, com pedido de liminar. 

A Assessoria da Prefeitura de Pau dos Ferros informou que há poucos dias o prefeito Fabrício Torquato esteve reunido com o secretário estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Leonardo Rego, que é ex-prefeito da cidade, além dos diretores da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, discutindo alternativas para abastecer a cidade, diante da possibilidade iminente de colapso na Barragem de Pau dos Ferros.

Ainda atraves da Assessoria, a Prefeitura, Governo do Estado e CAERN discutem a possibilidade de se construir uma adutora expressa para alimentar o sistema adutor do Alto Oeste com água da Barragem de Santa Cruz, que fica em Apodi. Entretanto, esta é obra orçada em mais de R$ 80 milhões e que demora a ser construída. O problema do abastecimento é atual. 

Com informações da Assessoria

Edinaldo Moreno/Da redação

FONTE
Logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário