quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CARNATAL 2013

Preparar espaço para comportar 100 mil pessoas é o desafio

A 23ª edição do Carnatal será realizada em novo local e terá estrutura diferente das demais edições. Entre os dias 5 e 8 de dezembro, a micareta vai ocupar a avenida Omar O’Grady, no município de Parnamirim, entre a ponte sobre o Rio Doce e a BR-101. Estão confirmadas dez atrações e investimento da Destaque – organizada do evento – para transformar o local num espaço que comporte mais de cem mil pessoas por dia. As vendas de camarotes, abadás e arquibancadas serão iniciadas no próximo dia 10.

Emanuel Amaral
Avenida Omar O’Grady, no trecho da micareta, está inacabada
As novidades da festa foram anunciadas em entrevista coletiva realizada na manhã de ontem. Gustavo Carvalho, um dos diretores da Destaque, explicou que haviam dúvidas quanto à realização da festa esse ano. “Mas o Rio Grande do Norte não poderia perder um evento desse porte. O Carnatal 2013 será uma superação”, destacou.

A “superação” a qual o diretor se refere diz respeito a estrutura que será montada na avenida que, atualmente, não está conclusa. Para garantir a iluminação do percurso de três quilômetros mais as áreas de dispersão e concentração, serão instalados 80 postes na via. Haverá ainda grades delimitando o espaço entre os foliões de blocos e a pipoca. Só terão acesso ao circuito do Carnatal aqueles que estiverem com abadás dos blocos, camarote ou arquibancada. “O folião pipoca vai acompanhar a festa também. Haverá um espaço para eles. E, na dispersão, uma praça onde os trios vão passar”, explicou Gustavo.

Estão confirmadas dez atrações, um camarote temático, uma ala de arquibancadas para duas mil pessoas e área com capacidade para montar até cem camarotes particulares. Entre as atrações, nomes conhecidos do público: Asa de Águia, Chiclete com Banana, Ricardo Chaves, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte são as atrações baianas mais conhecidas. A banda potiguar Grafith também está confirmada.

Para Ricardo Chaves, a mudança de local não vai atrapalhar a festa. “A essência da festa permanecerá a mesma. Acredito que teremos uma estrutura de excelência e o carnaval de rua será mantido”, pontuou. Em virtude das obras de mobilidade urbana no entorno do Arena das Dunas o circuito oficial do evento ficou inviabilizado.

Segundo a Destaque Promoções, buscou-se o circuito provisório na Omar O’Grady para atender a demanda do folião, respeitar o calendário de eventos turísticos da cidade e honrar com as reservas de pacotes turísticos já programados por foliões de todo o país para Natal. 

“O evento não terá descontinuidade e a festa terá o mesmo brilho, alegria e nível de organização do circuito oficial do Largo da Arena das Dunas, em Lagoa Nova”, disse Paulinho Freire, diretor da empresa. “Em 2014 realizaremos o evento contando com o suporte e a estrutura da Arena multiuso e uma ampla praça de convivência do estádio”, acrescentou Roberto Bezerra, terceiro sócio da empresa promotora do evento.

Logística

Os acessos ao local do evento serão estimulados para que sejam realizados com transporte público que terão linhas chegando tanto pela avenida Xavantes, em Cidade Satélite, como pelo acesso via Emaús, onde há a concentração dos foliões e saída de todos os blocos do Carnatal.

A Destaque vai oferecer um traslado, com ônibus circulares gratuitos, para os foliões que chegarem pela avenida Xavantes. Haverá ainda barreiras de segurança no início e fim do percurso. Todos os foliões serão revistados. A Polícia Militar será responsável pela segurança no entorno do circuito. “Ainda estamos estudando como será a atuação da polícia. Vamos estudar a área para definir isso”, disse o tenente-coronel Alarico Azevedo, subcomandante do policiamento metropolitano de Natal. Nas áreas com grades de proteção, uma empresa privada será a responsável. 






FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário