quinta-feira, 31 de outubro de 2013

NOVA CLASSIFICAÇÃO DA DENGUE

Ministério da Saúde divulga nova classificação da Dengue

A partir de 2014 o Ministério da Saúde passará a adotar uma nova classificação da dengue. Esta classificação está sendo adotada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em outros países.

De acordo com a técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue, enfermeira Luciana Olinto não existirá mais a classificação de dengue hemorrágica, dengue com complicações (DCC) e dengue clássica que será substituída por dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.

“A nova classificação prioriza a sintomatologia o que minimiza o risco de um paciente com dengue passar despercebido, diminuindo desta forma o risco do mesmo vir a óbito, pois a conduta clínica adequada será adotada desde o início da doença”, informa a enfermeira Luciana Olinto.

Dados

Nos últimos anos, a dengue continua sendo um grave problema de saúde pública no Brasil. Dados do Ministério da Saúde assinalam que, somente em janeiro e fevereiro de 2013, mais de 200 mil casos da doença foram registrados no país, um aumento de 190% em relação ao mesmo período no ano anterior.

O número de casos graves, em comparação com o mesmo período, reduziu em 44% e o número de óbitos em 20%, mas muitas ações ainda serão necessárias para que a doença deixe de ser tão negligenciada.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), Programa Estadual de Controle da Dengue e II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) realizam esta semana no auditório da II Ursap a Capacitação sobre Manejo Clínico do paciente com dengue direcionada aos enfermeiros e técnicos de enfermagem da região.

A capacitação está sendo ministrada pela técnica do Programa Estadual do Controle da Dengue, enfermeira Luciana Olinto e conta com o apoio da técnica do Programa, epidemiologista Kristina Fialho. Presentes ao evento o coordenador regional do Programa de Controle da Dengue a II Ursap, Lázaro França e profissionais de saúde da região. O objetivo do curso é evitar a ocorrência de óbitos por dengue. Posteriormente haverá capacitação para os profissionais médicos. Já foram realizadas capacitações na IV Ursap com sede em Caicó e na VI Ursap com sede em Pau dos Ferros.

A dengue é um dos principais agravos de notificação compulsória, que vem sendo um grande problema de saúde pública no Rio Grande do Norte, sendo identificado neste ano, três sorotipos em seu território para o vírus da dengue: DENV 1, DENV 2 E DENV 4, fato que contribui para a existência de casos graves e aumento do número de surtos da doença. “Neste cenário, torna-se imperativo que o conjunto de ações para a prevenção e enfrentamento da doença seja intensificado”, disse a gerente da II Ursap Iranilde Oliveira Campos.

FONTE
Logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário