quinta-feira, 3 de outubro de 2013

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NO RN

Sesap consegue vacinar pouco mais de 60% dos cães e gatos no RN

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) divulgou por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) os dados da última campanha de vacinação anti-rábica realizada no Rio Grande do Norte, desde o dia 14 de agosto, com término previsto para o dia 14 de outubro.

O número de vacinas aplicadas em cães e gatos foi de 403.889, atingindo 60,1% da meta estabelecida. Mesmo assim, o Rio Grande do Norte ocupa o terceiro lugar no ranking nacional, atrás somente dos estados de Mato Grosso, com 74,98% e Minas Gerais, com 70,14%.


O responsável pela Suvam, Iracy Nestor, disse que o RN conseguiu vacinar 300.225 cães e 103.664. Mas para atingir o número ideal, estipulado pelo Ministério da Saúde, ainda serão necessários a vacinação de mais de 486 mil cães, os gatos não entram nesta lista. Iracy pede que a população fique atenta e busque vacinar seus animais domésticos.

A preocupação maior da Sesap é com a Grande Natal, onde foram vacinados 113 mil animais, o que representa 58,24% da meta. A técnica do Programa de Controle da Raiva da secretaria, Cinthia Higashi, o mês de setembro sete exames de animais silvestres tiveram os resultados positivos para a Raiva.

Os municípios atingidos foram Carnaúba dos Dantas (um morcego), Lagoa de Pedra (um morcego), Timbaúba dos Batistas (um bovino), Caicó (um morcego e uma raposa) e Alto do Rodrigues (um morcego). Ela alerta que a população destes municípios redobre os cuidados e vacinem seus animais.

A Sesap informa que caso ocorra contato com um animal suspeito, a pessoa deve lavar o local lesionado com água corrente e sabão e procurar imediatamente um serviço de saúde. Existe Centro de Zoonoses em Natal, Mossoró, Parnamirim, Currais Novos, Serra Negra do Norte e Caicó.


Edinaldo Moreno/Da redação

FONTE
Logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário