quinta-feira, 21 de novembro de 2013

HOMENAGEM À PADROEIRA DE NATAL/RN

Celebração em homenagem à Padroeira de Natal reuniu quase 15 mil pessoas

O dia de Nossa Senhora da Apresentação, a Padroeira de Natal, reuniu aproximadamente 15 mil pessoas próximo à Pedra do Rosário, onde ocorreu a missa campal em homenagem à santa. Famílias e autoridades compareceram à celebração, começou 5h10 e terminou às 7h, no Passo da Pátria.

A missa presidida pelo padre Flávio Herculano Nascimento, da paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, seguiu-se à procissão fluvial que trouxe a imagem da Santa até a Pedra do Rosário, no barco-escola “Chama Maré” do Ibama, que saiu do pier do Iate Clube de Natal às 4:10 e atracou às 5 horas no trapiche do rio Potengi, no Paço da Pátria.

O comandante da guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, tenente Valdeir Bento, disse que o evento religioso “diante do grande público até que foi tranquilo, pois tivemos só alguns atendimentos hospitalares, mas as demais situações transcorreram tudo normal”.

O tenente Bento afirmou que algumas pessoas chegaram a passar mal, na maioria idosos "que muitas pessoas são hipertensas ou têm fobia à multidão". Afora o atendimento hospitalar, ele disse que a corporação também colocou uma equipe “para acompanhar na água a procissão” e outra de combate a incêndio.

Entre os milhares de fiéis que chegaram pela madrugada na chamada avenida do Contorno e amanheceram o dia na Pedra do Rosário, estava Expedito Aguiar com sua esposa Cláudia, a qual disse para “como natalense, dar um testemunho de fé”.

Cláudia Aguiar afirmou que desde criança frequenta a missa campal da Pedra do Rosário - “meus pais me traziam” -, sendo que à exceção foi quando casou e teve de morar fora. “Eu me ausentei um pouco, mas espiritualmente estava presente, porque tenho muita devoção por nossa Senhora”, completou.

Edson Pinheiro Baracho estava com a esposa e a filha de colo: “Na verdade a gente veio porque é muito devoto, também viemos trazer ela (o bebê) para apresentar à Nossa Senhora e agradecer as causas alcançadas”. Ele explicou que era a sua segunda vez na missa, “mas, agora, a ideia é vir todo ano”.

Depois da missa campal, o andor com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação foi levada e acompanhada a pé pelos fiéis até a matriz situada na Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta, onde seria celebrada uma segunda missa.

A homenagem à padroeira de Natal continua com uma missa às 10 horas, na Catedral Metropolitana da avenida Deodoro, centro. Às 16 horas sairá à procissão da antiga catedral, na Praça de André de Albuquerque, que percorrerá as principais ruas do centro, retomando uma tradição que deixou de ser realizada há dez anos, vez que a procissão estava saindo, durante esse período, do bairro de Nazaré, onde foi construída a Basílica dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário