quinta-feira, 28 de novembro de 2013

NOTÍCIAS SOBRE A FALTA DE ÁGUA EM PAU DOS FERROS/RN

Garantida verba para adutora que resolverá crise em Pau dos Ferros


(Acervo/OM)
Pau dos Ferros vive expectativa de melhoria no abastecimento

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) deverá iniciar, até o final de dezembro, a construção da adutora de engate rápido de Pau dos Ferros, no Alto Oeste, que beneficiará 26 mil habitantes da área urbana. O Ministério da Integração Nacional aprovou o aporte de R$ 13,54 milhões para a adutora, que terá 40,4 quilômetros de extensão.

A construção resolverá a crise de abastecimento d’água da cidade, que reclama da água de má qualidade devido ao baixo volume da Barragem de Pau dos Ferros, que abastece a zona urbana.

O sistema de engate rápido ser[á derivação da Adutora Alto Oeste, na parte com captação na Barragem de Santa Cruz (Apodi). O engenheiro civil David Mousinho, da Gerência de Projetos da Caern, o ponto de derivação será às margens da BR-405, no município de Itaú.

A Gerência desenvolveu o projeto da adutora, que está na fase de liberação dos órgãos ambientais e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). Terminada essa etapa, a Caern comprará material e a obra será iniciada.

Como se trata de uma adutora de engate rápido – assim denominada por ter o modelo de instalação mais simples e, portanto, mais rápido – em dois meses deverá estar pronta, após início das obras. A tubulação de 300 mm de diâmetro permitirá vazão de 43 litros por segundo.

Hoje, a população de Pau dos Ferros é abastecida pela barragem da cidade, que está com apenas 10% de sua capacidade em decorrência da seca. A adutora de engate rápido pode ser assentada na superfície, sem necessidade de escavação, o que torna a obra mais ágil.

Em alguns trechos, no entanto, a tubulação será enterrada, para evitar problemas com o trânsito de veículos e circulação de pessoas, a exemplo das áreas próximas ao perímetro urbano de Pau dos Ferros.

Fonte: Caern

Por Regy Carte

VIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário