terça-feira, 5 de novembro de 2013

SOS MUNICÍPIOS/RN

Em protesto, 130 prefeituras do RN fecham portas de suas sedes

Imagem/Google
Cerca de 130 municípios do Rio Grande do Norte fecharam as portas das prefeituras nesta terça-feira, 5, em protesto contra a crise financeira. O protesto é nacional, faz parte do movimento SOS Municípios e deve perdurar até quarta-feira (6). 

O vice-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, afirma que este é um grito de quase desespero. "Principalmente dos municípios com até 15 mil habitantes que têm como fonte de receita entre 70% e 80% no Fundo de Participação dos Municípios e não têm outras receitas que possam compensar. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, nos últimos 5 anos, o piso dos professores subiu 60%, o salário mínimo 52%, e o FPM - nesses municípios - 25%. Assim não fecha a conta”, disse Jaime Calado, em entrevista ao Bom Dia RN.

Apenas as sedes das prefeituras irão permanecer fechadas nesta terça e quarta-feira, mas os serviços como saúde, educação e limpeza pública funcionarão normalmente. Jaime Calado destacou que nos dias 11 e 12 deste mês os prefeitos do RN irão a Brasília. “Nós queremos, entre outras coisas, a aprovação da emenda constitucional 39 que aumenta em 2% o FPM porque isso dará um alívio para que os prefeitos possam governar minimamente”, afirmou.


G1
Fonte: G1.com/rn


VIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário